Composição 1_1
Composição 1_1

Foto Robertinho Coletta / Candeia

O cemitério de Bariri foi alvo de furto na madrugada de quarta-feira, dia 31. Pela quarta vez neste ano o local foi atacado por ladrões. A audácia dos infratores foi grande pelo fato de muita gente estar visitando o local por causa de Finados.
O responsável pela administração da necrópole, Ademir Benatti, diz que foram levados placas, crucifixos, imagens, vasos e puxadores.
Ele não sabia precisar a quantidade de itens furtados porque mais pessoas poderiam procurar a administração do cemitério para relatar perdas de objetos e porque um item notado como perdido agora pode ter sido levado anteriormente.
Não se sabe o motivo, mas a quadrilha deixou vários itens para trás. Um deles trata de imagem de São Francisco de Assis em tamanho natural pertencente à família do prefeito Francisco Leoni Neto. A peça estava numa das ruas do cemitério.
Segundo Benatti, o alvo dos ladrões foi a Quadra Q, situada do lado direito do Cruzeiro.
Os ladrões tiveram acesso à necrópole por muro de divisa perto do Jardim Morumbi. Na quarta-feira, dia 31, foi possível verificar quatro placas retiradas de muro que faz divisa com a área verde desse bairro, perto de uma cafeeira.
Equipe da prefeitura esteve no local. A primeira medida é subir o muro por onde os ladrões têm entrado no cemitério. Os casos de furtos em necrópoles se acentuaram na região neste ano.

Outros casos

O cemitério de Bariri foi alvo da ação de ladrões no dia 29 de janeiro deste ano. Levantamento inicial apontou para o furto de 41 objetos de 26 diferentes jazigos, entre santos, placas, crucifixos, portas de jazigos e vasos.
No entanto, pessoas procuraram o cemitério ao longo da semana, informando que tiveram peças levadas dos túmulos.
No dia 1º de fevereiro (menos de uma semana) ocorreu novo furto. Dezenas de peças foram levadas do necrotério. Na época houve suspeita de que a mesma quadrilha tenha agido. Um dos objetos (Jesus carregando a cruz) levados pesava aproximadamente 60 quilos.
No fim de junho novo caso de furto foi registrado. Aproximadamente 300 peças de bronze foram levadas dos túmulos. Os ladrões levaram itens de menor tamanho, como crucifixos, vasos, tampas, puxadores e placas com fotos.
Os infratores retiraram peças principalmente das quadras Q, P e V, todas situadas nos fundos do cemitério, perto do cruzeiro.