Composição 1_1
Composição 1_1

Todos os vereadores estavam presentes à sessão, que teve público pequeno para acompanhar os trabalhos

Quarta-feira de Cinzas, 6, a Câmara de Vereadores de Bariri realizou a primeira sessão ordinária do mês de março. O encontro estava previsto para o dia 4, segunda-feira, mas devido ao ponto facultativo do Carnaval foi adiado para o dia 6.
Todos os vereadores estavam presentes à sessão, que teve público pequeno para acompanhar os trabalhos do Legislativo. Quem não foi ou assistiu perdeu confrontos entre os vereadores, que invariavelmente acabaram em bate-boca.
Na pauta de votação somente dois projetos de autoria do Legislativo, que versam sobre homenagens. Um denomina vias públicas nos Jardins Pavão, Adélia e Yang; e o outro dá nome de Antônio Contarteze Filho à praça na Rua Tiradentes. Ambos foram aprovados ´por unanimidade, sem grandes discussões.
Três matérias foram apresentadas e iniciaram tramitação. Duas de autoria do prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB); e uma do vereador Ricardo Prearo (DEM), que regulamenta a limpeza de terrenos, espaços públicos e construções abandonadas. As propostas do Executivo preveem crédito adicional ao Orçamento/2019 e vale alimentação para Polícia Militar.
Durante a sessão, os vereadores apresentaram quatro requerimentos, três moções e cinco indicações de obras e serviços ao Executivo.
Cinco vereadores fizeram uso da Palavra Livre – Luís Carlos de Paula (MDB), o Paraná, Armando Perazzelli (PV); Vagner Mateus Ferreira (PSD); Francisco Leandro Gonzalez (PPS) e Evandro Antônio Folieni (PSDB). Eles comentaram as propostas apresentadas durante a sessão e comentaram temas ligados à gestão municipal como serviços de iluminação pública; Campanha da Fraternidade 2019; suspensão do processo licitatório para contratação de empresa; recursos para a Focinho Carente; projetos culturais pelo ProAc; contrato de publicidade com rádio local; apostilamento da rede municipal; e verbas públicas.
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais utilizou a tribuna da Câmara para comentar ação penal que acusa o vereador Vagner Mateus Ferreira (PSD) e outros familiares de agressão contra o sindicalista.

Resumo dos trabalhos do Legislativo

Projetos votados

01/2019 – Projeto do Legislativo – Denomina vias públicas nos Jardins Pavão, Adélia e Yang. Aprovado por unanimidade.

04/2019 – Projeto do Legislativo – Denomina Praça Antônio Contarteze Filho área de lazer (pracinha) localiza na esquina da Rua Tiradentes com Avenida Antônio José de Carvalho. Aprovado por unanimidade.

Projetos apresentados

18/2019 – Autoriza crédito adicional especial no valor de R$ 64.901,60, destinados à aquisição de equipamentos e materiais permanentes da Saúde.

19/2019 – Concede benefício do vale alimentação ao efetivo da Polícia Militar de Bariri.

05/2019 – Dispõe sobre limpeza de terrenos particulares baldios, espaços públicos e construções abandonadas ou desocupadas no perímetro urbano.

Requerimentos

13/2019 – Vagner Mateus Ferreira requer cópia do convênio firmado entre o governo do Estado e a prefeitura de Bariri, referente a recursos repassados através do Programa de Ação Cultural (ProAC). Aprovado por unanimidade.

14/2019 – O mesmo vereador requer informações sobre a servidora Estéfani Foloni Pexe que seria agente escolar mas ocuparia cargo de agente administrativo. Aprovado por unanimidade.

15/2019 – Francisco Leandro Gonzalez requer informações sobre valor pago a título de remuneração aos médicos anunciados como novos interventores da Santa Casa de Bariri. Aprovado por unanimidade.

16/2019 – O mesmo vereador requer informações sobre a execução de serviços de manutenção da iluminação pública do município. Aprovado por unanimidade.

Indicações

14/2019 – Luís Carlos de Paula indica que o setor de trânsito providencie placa de sinalização de embarque e desembarque em frente ao Soma 1.

15/2019 – O mesmo vereador propõe melhoria no atendimento ao usuário por parte dos atendentes da rede básica de saúde.

16/2019 – O mesmo vereador solicita que o setor de Trânsito contrate empresa especializada para solucionar problemas no tráfego e segurança no trânsito de Bariri.

17/2019 – Paraná sugere isenção da taxa de proteção a desastres do Corpo de Bombeiros, cobrada através do IPTU, para aposentados de Bariri.

18/2019 – Vagner Mateus Ferreira indica que parte do resíduo do duodécimo do Legislativo seja destinada à Associação Focinho Carente.

A mesa diretora da Câmara coordenou os trabalhos da primeira sessão realizada no mês de março, após o Carnaval 

Fotos: Robertinho Coletta/Candeia