Slider

A equipe gestora vai propor ao prefeito a antecipação de três feriados – Rosana Acçolini/Candeia

A equipe gestora da rede municipal de ensino estuda a possibilidade de antecipar para a próxima semana dois feriados: 1º de maio e 15 de junho (Dia do Município já antecipado no calendário escolar) e um ponto facultativo dia 12 de junho. Como nos dias 20 e 21 de abril já estava prevista suspensão de aula, a antecipação resultaria na paralisação das atividades de 20 a 24 de abril.

De acordo com Ana Fabíola Camargo Fanton Rodrigues, diretora de Educação, a proposta foi encaminhada ao prefeito Francisco Leoni Neto, que deve dar a palavra final sobre a antecipação.

Vale ressaltar que no calendário original os feriados de junho em 2020 ocorrem nos dias 11 (Corpus Christi) e 15 (16 de junho – Dia do Município antecipado).  Há a decretação do prefeito do ponto facultativo no dia 12 de junho, o que permitiu a previsão no calendário escolar de feriado prolongado neste período (11 a 15 de junho).

Se vingar a proposta de antecipação do setor de educação, a data do feriado religioso nacional (11 de junho, quinta-feira) será cumprido normalmente. E no dia 15 de junho, segunda-feira, definido para cumprir o feriado municipal do Dia do Município (16/06), teria aula normal nas escolas municipais.

O chefe do Executivo também estuda, junto ao setor de Finanças, a possibilidade de antecipação do período de férias escolares da rede, de julho para o mês de maio e/ou junho. A dificuldade está no fato da prefeitura não dispor de recursos financeiros para fazer o pagamento do direito trabalhista.

O assunto foi discutido quarta-feira, 15, durante reunião de avaliação do processo de aulas à distância da rede municipal.