Composição 1_1
Composição 1_1

Áreas de terra onde funcionaram Casa de Saúde São Jorge (acima) e Posto dos Caminhoneiros: proprietário teria sinalizado interesse em vender gleba – Robertinho Coletta/Candeia

Alcir Zago – Por meio de portarias, o prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB) designou três corretores de imóveis para que façam a avaliação de duas áreas de terras nobres situadas no município.

Conforme o valor apurado na avaliação, o intuito da administração pública é comprar as glebas e utilizá-las para o desenvolvimento econômico da cidade, atraindo empresários dos setores comercial e industrial.

Uma delas localiza-se na Passarela João Paulo II, 56, no centro de Bariri, atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. O prédio abrigou no passado a Casa de Saúde São Jorge. O abandono do imóvel foi alvo de reclamações constantes por causa do mato alto e por abrigar animais.

A outra área fica na Rua Antônio Além, no Polo Industrial, onde funcionou o Posto dos Caminhoneiros. A gleba tem localização privilegiada, com acesso às rodovias SP-304 e SP-261.

De acordo com Neto Leoni, o interesse do governo nas terras surgiu porque os proprietários possuem dívidas com o município relacionadas a impostos.

O intuito do prefeito é buscar desapropriação amigável, abatendo o valor dos débitos na compra das duas áreas. Caso não haja acordo entre as partes, o Executivo estudará a possibilidade de desapropriação judicial, levando em consideração o valor das áreas e a disponibilidade financeira da prefeitura.

Segundo Neto Leoni, o proprietário do antigo Posto dos Caminhoneiros teria mencionado à diretora municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiane de Sousa Mogioni, o interesse em vender o terreno. O contato com proprietário da antiga Casa de Saúde São Jorge ainda não foi feito.