Na última sessão de Câmara, realizada segunda-feira, 1º de abril, o prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB) vetou em sua íntegra projeto 01/2019, de sua autoria, que extingue 27 cargos comissionados dentro do organograma da Prefeitura de Bariri. Segundo o texto, deixariam de existir um cargo de Diretor de Serviços; dois de Diretor de Serviços Adjunto; 10 de Chefe de Setor; e 14 de Chefe de Unidade.
A proposta havia sido aprovada por unanimidade pelo Legislativo na segunda sessão ordinária do mês de março, com parecer favorável das comissões permanentes.
De acordo com Neto Leoni, a decisão foi baseada em manifestação de diretores e assessores municipais. Houve um lapso da equipe que ao elaborar o projeto utilizou quadro funcional desatualizado. “Devido a diversas ações relacionadas aos cargos comissionados, ocorridas em 2017 e 2018, criaram uma mixórdia no organograma”, justifica o prefeito.
Afirma ainda que o quadro atual de chefias já é enxuto. “O percentual de comissionados nomeados é de aproximadamente 6% em relação à totalidade dos servidores. Irrisório”, diz na mensagem à Câmara.
De acordo com o prefeito, os atuais nomeados “guardam proporcionalidade com a necessidade que eles visam suprir e mantêm boa relação de confiança com o Executivo”.
O veto do prefeito ao seu projeto foi encaminhado às comissões permanentes, para emissão de parecer. Deve ser votado nas próximas sessões. O plenário deve formar maioria simples (cinco votos) se quiser aprovar ou rejeitar a matéria.