Composição 1_1
Composição 1_1

A Diretoria de Ação Social da Prefeitura de Bariri apresentou diagnóstico socioterritorial do setor. O encontro ocorreu dia 4, terça-feira, no auditório do Paço Municipal 16 de Junho, das 14 às 16h.
Segundo a equipe, o levantamento deve se tornar um instrumental relevante para subsidiar e fundamentar ações estratégicas na política de assistência social. A principal característica é que a proposta é preventiva e proativa.
A apresentação foi realizada por Fernanda Varandas, da FVarandas, empresa contratada para elaborar o diagnóstico. Participaram do encontro gestores das áreas de Ação Social, Educação e Saúde; representantes das entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lar Vicentino, Ação Social e Lar Amor e Vida (LAV).
De acordo com Varandas, o diagnóstico socioterritorial é uma forma de conhecimento, descrição, análise e compreensão da realidade. É um método de investigação, composto por metodologia que exige postura científica, crítica e reflexiva, questionando constantemente a realidade social e os conhecimentos produzidos sobre ela.
Um dos objetivos do diagnóstico é permitir que gestores e os agentes locais possam orientar ações mais efetivas, baseadas em maior aproximação com a realidade e a vida cotidiana das pessoas.
Os dados para o diagnóstico foram colhidos entre os meses de agosto e outubro de 2018. O documento apresentou indicadores relacionados à desigualdade social, educação, saúde, mercado de trabalho e economia. Apresenta informações de fontes e dados oficiais de acesso livre como IBGE, Seade e Censo Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Principais dados

O diagnóstico apontou que houve crescimento populacional com predominância na população de 25 a 39 anos (idade economicamente ativa), alto número de pessoas acima de 60 anos e aumento significativo no número de mulheres chefes de família; além do aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
Na área da educação, foi constatado que existem 8 mil crianças, adolescentes e jovens em idade escolar e também há existência de crianças e jovens fora da escola.
No setor de saúde, a taxa de mortalidade diminuiu, bem como o número de cesárias; e constatou-se que 15% de gravidez ocorrem na adolescência. A cobertura de Estratégia de Saúde da Família (PSF) chegou a 100% e vacinal está próxima dessa porcentagem.
Na Ação Social, Bariri apresenta índice de coeficiente de Gini (cálculo para medir a desigualdade social do estatístico italiano Corrado Gin) e da Firjan (Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro) moderado e alto. No entanto, destaca-se o baixo nível de riqueza para uma população de 33 mil habitantes.
Dos que cumprem medidas socioeducativas, a maioria é do sexo masculino e a população em situação de rua está com faixa etária entre 18 a 59 anos.

Fotos: Caio Glauco

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Bariri

Os dados foram apresentados em encontro que contou com a presença de representantes da área de Ação Social, Saúde e Educação

Da redação