(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Saúde: Índice larvário sobe e deixa cidade em alerta para a dengue

5 nov, 2026

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Índice de Infestação Predial de Bariri passou de 2,13 para 2,52 (Divulgação)

Um levantamento realizado em outubro pelos agentes de combate a endemias em Bariri aponta que o Índice de Infestação Predial de Bariri chegou a 2,52. O resultado indica que o município está em risco de enfrentar uma nova epidemia de dengue, caso a população não colabore com as ações de prevenção.
O índice anterior era de 2,13, já considerado elevado, o que mostra que o indicador subiu em vez de recuar.
Ao todo, foram vistoriados 636 imóveis ao longo do mês. O índice representa a proporção de residências visitadas em que foram encontrados focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue. Quanto maior o número, maiores são as chances de proliferação do inseto e de disseminação da doença.
A pesquisa mostra que a maior parte dos criadouros está dentro das próprias casas e quintais. Basta uma pequena quantidade de água parada para o mosquito se reproduzir, até mesmo em tampinhas de garrafa.
Entre as medidas recomendadas à população estão guardar garrafas, baldes e pneus virados para baixo, manter as caixas d’água bem tampadas, limpar calhas e ralos, trocar a água de vasos e pratos de plantas, lavar os bebedouros de animais e descartar o lixo de forma correta. Os moradores também devem receber os agentes de endemias quando eles visitarem a residência.
A prevenção, segundo a orientação dos agentes, não se resume a uma ação pontual. Trata-se de um cuidado diário de cada família, e uma verificação de cerca de 10 minutos por semana pode evitar casos da doença e proteger toda a comunidade.
Embora o índice tenha crescido, a avaliação é de que Bariri segue no caminho certo, desde que cada morador faça a sua parte no combate ao mosquito. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bariri)

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
09 05 26 Zoomed
09 05 26 Larissa Moraes
21 03 26 Camila Slompo
23 05 2026 Agro Regional
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...