(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

CF 2021 é ecumênica e tem como tema o diálogo

12 fev, 2021

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

O cartaz em 2021 faz referência ao formato de uma ciranda, que reforça a ideia de unidade e diálogo entre os cristãos – Divulgação

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 convida a refletir sobre o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. E o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez 56tyruma unidade” (Efésios 2, 14). Com início na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, será a quinta campanha a ser trabalhada na dimensão ecumênica.

Com abertura na entrada do Tempo Quaresmal e coleta marcada para Domingo de Ramos, 28 de março, os cristãos de todas as denominações são chamados em 2021 a viver e promover a dimensão do diálogo, como método de se derrubar as barreiras da divisão, fortalecendo a unidade.

De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha tem a finalidade de “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.

Ainda há objetivos específicos como denunciar as violências contra pessoas, povos e a criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social; animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima; promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio; e fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
O cartaz em 2021 faz referência ao formato de uma ciranda. Ou seja, todos juntos, de mãos dadas, mantendo a mesma direção. Nesse sentido, não há primeiro ou último lugar, mas sim uma unidade.

Quatro pontos

Segundo os organizadores, há quatro pontos para viver bem a CF 2021. O primeiro ponto é fortalecer as bases das comunidades, ou seja as pastorais que existem nas paróquias e comunidades. Ali que a Campanha da Fraternidade de fato deve acontecer, para que eles se sensibilizem com a temática da campanha deste ano e, de maneira simples, com pequenos gestos, procurem vive-la no local onde estão.

O segundo ponto é o diálogo ecumênico fruto do Concilio Vaticano II. É preciso que a Igreja se abra para o diálogo, que busque caminhar juntos, e perceba que todos são cristãos, apesar de configurações doutrinais diferentes. Todos professam a fé no mesmo Cristo crucificado e ressuscitado e tem o mesmo objetivo que é anunciar o Reino de Deus, o reino de Justiça, de amor e de paz.

O terceiro ponto é o “cuidado com os pobres”. A ideia de uma Igreja pobre, que cuida dos pobres que não tem nem voz e nem vez, que são excluídos e marginalizados da sociedade. Uma Igreja em saída, nesse sentido, não é dever só da Igreja Católica, mas de todas as comunidades cristãs cuidarem dos mais pobres.

O quarto ponto e o último ponto é criar uma pastoral Ecumênica a nível de (arqui)diocese ou nas paróquias, pois isto facilita muito para o trabalho de evangelização. (Com informações da Arquidiocese de Aparecida-SP)

Ecumenismo

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) reúne diversas denominações cristãs. A ideia é buscar o diálogo com outras denominações cristãs.

É realizada a cada cinco anos, em média, a fim de chamar a atenção para uma questão que aflige a sociedade. Bem como para promover reflexões e ações colaborativas em prol de soluções.

Esta será a quinta Campanha Ecumênica realizada no Brasil e o seu objetivo geral é convidar as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem um caminhar para superar as polarizações e violências, por meio do diálogo, testemunhando a unidade da diversidade.

Confira os assuntos abordados nas edições anteriores:

CFE 2010 – Tema: “Dignidade humana e paz”. Lema: “Novo milênio sem exclusões”.

CFE 2005 – Tema: “Solidariedade e paz”. Lema: “Felizes os que promovem a paz”.

CFE 2010 – Tema: “Economia e Vida”. Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

CFE 2016 – Tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...