Angélica, equipe do PSF 2 e psicóloga empenhadas no desenvolvimento do projeto de terapia individual “A família no divã”.
Em setembro, o Programa Saúde da Família Nassima Bussada Romero (PSF 2) deu início ao projeto de terapia individual “A família no divã”, para crianças de 4 a 12 anos.
O nome é uma referência ao atendimento psicológico realizado pela equipe da unidade, direcionado às famílias que integram a população dos bairros próximos ao posto.
O projeto tem supervisão da psicóloga voluntária Tatiane Matos Mendes, que faz especialização na área de psicopedagogia. Segundo ela, a abordagem é na área de psicanálise.
Segundo a equipe do PSF 2, a localização da unidade é um ponto estratégico para o desenvolvimento de psicoterapia, pois há densidade populacional considerável e abrange muitos fatores de conflitos internos e externos.
A ideia é oferecer atendimento psicológico onde se aglutinam inúmeros entraves de natureza social, econômica, cultural, psicológica, intelectual e emocional.
As sessões com a psicóloga são semanais, às sextas-feiras, de manhã e à tarde, com duração de 50 minutos para cada paciente infantil, e exclusivas para crianças que tenham o endereço na área de cobertura do PSF 2.
Os Postos de Saúde da Família funcionam com base em territorialização, ou seja, atendem somente às famílias que estão cadastradas em suas respectivas unidades e que recebem visitas dos agentes comunitários da saúde.
Mais informações no PSF 2, localizado no Núcleo Domingos Aquilante, e/ou através do telefone 3662-6581.
Fotos: Caio Glauco