
Ações foram realizadas em unidades localizadas na Avenida Padre João Eid e na Avenida Dr. Antonio Galizia (Divulgação)


Estudantes de Medicina promoveram em agosto uma ação de conscientização sobre a importância do aleitamento materno em unidades de saúde de Bariri. A iniciativa foi realizada em alusão ao Agosto Dourado, período dedicado à promoção, proteção e apoio à amamentação, e teve como público gestantes, familiares e a população em geral.
A ação foi desenvolvida pela IFMSA Brasil – Unoeste Jaú, por meio do SCOPH (Standing Committee on Public Health – Saúde Pública), organização formada por estudantes de Medicina que desenvolve projetos relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças, educação em saúde e impacto social.
Em Bariri, a iniciativa foi coordenada pela diretora local do SCOPH, Isabela Merigui, e pelas coordenadoras locais Maureen Carulo, Carolina Devides, Ana Paula Maia, Cathetine Campbell e Gabriela Pires – Maureen Carulo e Carolina são baririenses.
As atividades tiveram como objetivo ampliar o conhecimento sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno, além de abordar recomendações, desafios e possíveis dificuldades enfrentadas pelas mulheres durante o processo de amamentação. Os estudantes também procuraram estimular uma abordagem mais acolhedora e humanizada, sem julgamentos em relação às diferentes experiências vivenciadas pelas mães.
As ações foram realizadas no dia 24 de agosto, na unidade localizada na Avenida Padre João Eid, 500, no Jardim Santa Clara, e no dia 28 de agosto, na unidade da Avenida Dr. Antonio Galizia, 107, no Jardim Alvorada.
Aproximação
Durante os encontros, foram apresentadas informações sobre amamentação e reforçada a importância da rede de apoio às mulheres. A iniciativa também destacou a necessidade de identificar situações que possam exigir acompanhamento e assistência de profissionais de saúde, contribuindo para uma atenção mais consciente e humanizada à saúde materno-infantil.
A realização da ação contou com o apoio de um doador anônimo do comércio de Bariri e da Clínica Etharia, que contribuíram para viabilizar o projeto.
Além de levar informações à comunidade, a iniciativa proporcionou aos estudantes a oportunidade de aproximar a universidade da população de Bariri, levando conhecimentos desenvolvidos no ambiente acadêmico para espaços de atendimento à saúde e fortalecendo a participação dos futuros profissionais em ações de impacto social.
A expectativa dos organizadores é que a iniciativa contribua para a promoção da saúde materno-infantil e para que gestantes e familiares tenham acesso a informações que auxiliem na vivência da amamentação de forma mais segura, consciente e acolhedora.





















