
Deputado estadual Guilherme Cortez requer informações sobre oferta de serviços de média e alta complexidade (Divulgação)
O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) requisitando informações ao secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, a respeito da oferta de serviços de média e alta complexidade no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, especialmente no município de Bariri.
De acordo com o parlamentar, chegou ao seu conhecimento que os municípios que compõem a regional de Bauru enfrentam significativa defasagem na oferta de exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade.
Essa limitação atinge especialmente a cidade de Bariri e o entorno da microrregião do centro-oeste Paulista, por conta de expressiva demanda reprimida e longas filas de espera para atendimentos especializados.
“A situação, que afeta diretamente a efetividade do Sistema Único de Saúde, gera prejuízos à população local, comprometendo diagnósticos precoces, tratamentos contínuos e a própria integralidade do atendimento”, relata Cortez.
Ao secretário, ele pede informações sobre a atual oferta de exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade disponibilizada pelo Estado aos municípios da região de Bauru, incluindo quantitativos, modalidades assistenciais e fluxos de referência e contrarreferência.
Outro pedido é sobre a demanda reprimida existente nos serviços de média e alta complexidade da DRS, com destaque para o município de Bariri, indicando o número de pacientes em espera e o tempo médio de atendimento.
Cortez requer, ainda, quais medidas estão sendo executadas pela secretaria para ampliar a oferta regional de serviços especializados e reduzir as filas de espera por exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade.
























