Uma nova vacina contra a dengue já está disponível no Brasil. Fabricada pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a Qdenga teve o registro aprovado em março deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por ora, o imunizante, composto por quatro sorotipos do vírus, pode ser encontrado somente na rede privada de saúde (farmácias, clínicas e laboratórios). Os preços das doses variam de acordo com a rede de farmácia.
Nas redes Raia e Drogasil, por exemplo, elas são comercializadas a R$ 364,32. Enquanto nas Drogarias São Paulo e Pacheco, a R$ 389,90.
Vale destacar que a proteção da Qdenga está restrita à dengue. Portanto, ela não atua contra outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, febre amarela e chikungunya.
Indicada para pessoas de 4 a 60 anos, a Qdenga conta com duas doses, produzidas a partir do vírus atenuado. As aplicações, por sua vez, devem acontecer no intervalo de três meses.
Estudos clínicos apontaram eficácia de 80,2% do imunizante e redução em até 90,4% das hospitalizações.
Ao contrário da Dengvaxia, outra vacina contra a dengue disponível no Brasil e que é recomendada apenas para quem já teve a doença, a Qdenga também é indicada para os pacientes que nunca entraram em contato com o vírus.
Por enquanto, não há previsão para que a Qdenga seja disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Butantan
Paralelamente às empresas estrangeiras, o Instituto Butantan, em São Paulo, trabalha no desenvolvimento de uma vacina tetravalente contra a dengue — a Butantan-DV.
O Instituto informou que a previsão para o término do estudo é 2024, quando o último participante completar 5 anos de acompanhamento.
Um levantamento, divulgado em dezembro de 2022, apontou 79,6% de eficácia da Butantan-DV na prevenção dos casos de dengue sintomática.
Fonte: Valor Econômico