Nessa segunda-feira (6), empresa contratada pela prefeitura executou o serviço em algumas vias do Centro
Empresa contratada pela Prefeitura de Bocaina iniciou nesta segunda-feira (6) o asfaltamento de ruas de paralelepípedo no centro histórico do município. O serviço, que prevê a colocação de massa asfáltica em cinco quarteirões no entorno da Santa Casa – dois na rua Tiradentes, dois na rua Sete de Setembro e um na rua Alvarenga Rangel – deve se estender pelos próximos dias.
Conforme divulgado pelo JC, o anúncio do asfaltamento das ruas de paralelepípedo, que datam do início do século XX, desagradou muitos moradores.
Um comerciante de 23 anos chegou a criar um abaixo-assinado virtual para tentar barrar a execução do serviço, que reuniu 190 assinaturas. No documento, ele alegava que a obra “desfiguraria e ignoraria toda a rica história do município”.
Além disso, historiadores se posicionaram a favor de um debate com a sociedade sobre a necessidade da cobertura das ruas de pedra com massa asfáltica. Um grupo de moradores da cidade também chegou a fazer um protesto na Câmara.
A prefeitura, por sua vez, argumentou que a obra era necessária para melhorar o acesso ao Pronto-Socorro (PS) da Santa Casa. Em nota, o diretor de Turismo, Carlos Alberto Cunha, explicou que as vias que serão pavimentadas são rota de ambulância, transporte coletivo e dão acesso aos principais serviços de Bocaina.
“O prefeito conversou e ouviu os moradores dessas ruas e todos foram unânimes com relação ao asfaltamento”, declarou em recente entrevista. “Em nada irá descaracterizar a cidade até mesmo porque o maior número de casarões se encontra, justamente, onde já é asfaltado”.
As fotos mostram trecho da rua Tiradentes de paralelepípedo antes e depois do asfaltamento
Fotos: Bocaina Informa/Divulgação