
Pessoal ocupado em postos de trabalho formais em Bariri é de 11.623 pessoas, ou seja, 35,8% do total da população do município (Divulgação)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa semana o módulo do Censo 2022 sobre Trabalho e Rendimento, trazendo indicadores como o nível de ocupação, o rendimento de todos os trabalhos e a escolaridade da população ocupada no Brasil, Unidades da Federação e municípios.
O levantamento aponta que em Bariri a remuneração média é de 2,2 salários mínimos. O município está na média da região. A média salarial é maior em Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Boraceia e Pederneiras. No entanto, é menor que a de Bariri em Dois Córregos, Ibitinga, Itaju, Itapuí e Jaú.
Outro dado obtido pelo Candeia junto ao IBGE é o de pessoal ocupado em postos de trabalho formais, com dados do Censo de 2022.
Para ter um comparativo com municípios da região, o jornal contabilizou o montante de trabalhadores com carteira assinada em relação à estimativa populacional de 2025, levantamento feito pelo próprio IBGE.
Nesse cálculo é preciso considerar que crianças, adolescentes e muitos idosos já aposentados, por exemplo, não podem ser incluídos no cálculo. Mesmo assim, o comparativo permite situar Bariri no contexto regional.
Outra questão a ser observada é que determinados municípios podem ter um quantitativo menor de pessoas com emprego formal por estarem na informalidade, serem Microempreendedores Individuais (MEIs) ou empreendedores.
Em Bariri, total da população, 35,8% dos moradores do município têm carteira assinada (pouco mais de um terço dos habitantes da Milionária do Vale).

























