(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Política: Projeto reconhece o taleme como patrimônio cultural e gastronômico de Bariri

28 out, 2025

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

O projeto de Prearo reconhece o taleme como patrimônio cultural imaterial; traz as diretrizes para salvaguardar a iguaria e cria Semana Municipal do Taleme (Arquivo Candeia)

O vereador e presidente da Câmara, Ricardo Prearo (PSD), é autor de projeto de lei que reconhece o taleme como patrimônio cultural imaterial de natureza gastronômica do município de Bariri.
A matéria ainda traz as diretrizes para salvaguardar o “Taleme de Bariri” e cria a Semana Municipal do Taleme no calendário oficial de eventos do município, a se realizar nos dias 11 e 12 de dezembro.
Prearo ressalta que o projeto “resguarda um saber-fazer único que compõe a identidade baririense, fortalece vínculos comunitários e impulsiona o turismo cultural e gastronômico local”.
De acordo com a proposta, o taleme de Bariri passa a ser reconhecido como o conjunto de saberes, fazeres, técnicas, prática sociais e valores simbólicos relacionados ao seu preparo tradicional, utensílios utilizados, formas de transmissão do conhecimento, contextos de consumo e celebrações e eventos a ele associados no município.
O projeto identifica o taleme como adaptação gastronômica resultante da imigração sírio-libanesa no município, preservando memórias e técnicas próprias da comunidade baririense.
O Poder Executivo, através do setor de Cultura, fica responsável pela inscrição do taleme de Bariri no Inventário Municipal de Referências Culturais e no Livro de Registro de Saberes e Modos de fazer.
Entre as diretrizes propostas para salvaguardar a iguaria estão a documentação e pesquisa; oficinas, audiovisuais, cursos e rodas de conversa; reconhecimento dos mestres e detentores; sinalização turística e educativa; eventos, feiras e festivais; educação nas escolas e equipamentos culturais.
Institui o selo municipal de origem/qualidade “Taleme de Bariri”, para identificação e preservação do modo tradicional e suas variações; banco de receitas e memórias do taleme, com depoimentos, registros e documentação.
O projeto de lei de Prearo foi encaminhado ás comissões permanentes para emissão de parecer e deve ser votado nas próximas sessões.

MATÉRIA NO CANDEIA

Diogo Bercito é um dos principais nomes do país na pesquisa sobre a presença árabe e afirma que o taleme se tornou um símbolo único da cidade (Divulgação)

O Candeia trouxe com exclusividade matéria com o jornalista e escritor Diogo Bercito, autor do livro ‘Brimos e Brimos à Mesa’, que fala sobre a imigração árabe no Brasil e destaca o prato típico que nasceu em Bariri: o Taleme.
Ao jornal, Bercito revelou a descoberta que o conectou diretamente a Bariri: o taleme, preparo local que nasceu a partir da imigração e se tornou um símbolo único da cidade. “O taleme é um tesouro cultural que só existe em Bariri”, resume.
Descubra como essa iguaria se tornou parte da história da cidade e por que é considerada um verdadeiro tesouro cultural local, através do link: https://jornalcandeia.com.br/entrevista/entrevista-da-semana-o-taleme-e-um-tesouro-cultural-que-so-existe-em-bariri/#google_vignette

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...