(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Política: Projeto altera regras para conselheiros tutelares

10 jul, 2026

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Projeto será discutido e votado na Câmara dos Vereadores: proposta foi elaborada após solicitação do colegiado do Conselho Tutelar (Alcir Zago/Candeia)

A Prefeitura de Bariri encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que altera lei municipal de 2012 para disciplinar a dedicação exclusiva dos conselheiros tutelares e criar uma compensação pecuniária temporária para os casos de acúmulo de atribuições. A proposta foi elaborada após solicitação do colegiado do Conselho Tutelar e parecer favorável da Procuradoria Jurídica do Município.
O projeto esclarece que a dedicação exclusiva dos conselheiros se aplica apenas ao horário de expediente e aos plantões previstos em lei, permitindo o exercício de outra atividade profissional fora desses períodos, desde que não haja incompatibilidade com a função nem prejuízo ao atendimento das atribuições legais.
Outra mudança prevista é a criação de uma compensação financeira para os conselheiros que permanecerem em atividade quando houver redução do número de titulares em razão de afastamentos e inexistência de suplentes aptos à convocação.
Nessa situação, a remuneração correspondente ao cargo vago será distribuída proporcionalmente entre os conselheiros que assumirem a sobrecarga de trabalho.
O texto estabelece que a verba terá caráter indenizatório e transitório, deixando de ser paga automaticamente com o retorno dos titulares ou a posse de suplentes, sem incorporação aos vencimentos para qualquer efeito.
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, a Prefeitura afirma que a medida busca dar maior segurança jurídica à legislação municipal e enfrentar a atual falta de suplentes no Conselho Tutelar, situação que tem provocado aumento da demanda de trabalho dos conselheiros em exercício.
O parecer da Procuradoria também conclui que as alterações encontram respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na legislação vigente.
A matéria foi encaminhada para parecer junto às comissões do Legislativo. Em seguida, será discutida e votada pelos vereadores.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
09 05 26 Zoomed
09 05 26 Larissa Moraes
21 03 26 Camila Slompo
23 05 2026 Agro Regional
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...