
Bariri marca presença em encontro que reúne presidentes de conselhos e lideranças de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal (Fotos Divulgação)

De 27 a 29 de maio, a baririense Clarina de Souza Genaro, presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) de São Paulo, participa do 1º Encontro Nacional de Presidentes de Conselhos de Promoção da Igualdade Racial.
O encontro ocorre no Teatro dos Bancários, em Brasília (DF). É um espaço de articulação que reúne lideranças e presidentes de conselhos estaduais e municipais de promoção da igualdade racial de todo o Brasil.
Durante o encontro, Clarina apresentou sugestões de ações desenvolvidas em Bariri, destacando exemplos de iniciativas realizadas em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e com a chefe do Setor de Cultura, Raica Spedo. Entre os pontos apresentados, estiveram ações culturais, valorização da identidade afro-brasileira, fortalecimento da participação comunitária e projetos voltados à promoção da igualdade racial no município.
A participação de Bariri no encontro reforça o compromisso do conselho com a construção de políticas públicas inclusivas, o fortalecimento das ações culturais e o diálogo entre diferentes setores para ampliar a promoção da igualdade racial e da valorização da cultura negra.
Durante o encontro, houve a assinatura de uma carta-compromisso dos Conselhos de Promoção da Igualdade Racial pelo Enfrentamento ao Feminicídio e às Violências Racializadas contra Mulheres, no âmbito do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. O documento traz compromissos assumidos pelos conselhos, além de acompanhamento periódico das ações desenvolvidas e de uma atuação que concilie a prevenção ao feminicídio com a promoção da igualdade racial.





















