
Capitão Nascimento e sargento Adalberto na sessão da Câmara de segunda-feira, dia 20 (Alcir Zago/Candeia)
O capitão Mário Lima Nascimento e o sargento Adalberto Conceição Neto, do Corpo de Bombeiros, utilizaram a tribuna da Câmara de Bariri na sessão de segunda-feira (20) para falar a respeito do trabalho da corporação no município.
A atuação dos bombeiros teve início na cidade em outubro de 2012. Segundo Nascimento, nesse período a média é de 1.000 atendimentos por ano, em resgate de pessoas e de animais em situação de risco, incêndio em imóveis residenciais, comerciais e industriais, fogo em área rural, entre inúmeras outras situações do dia a dia.
O oficial destacou também o trabalho preventivo feito pelo Corpo de Bombeiros. No ano que vem será colocado em prática em Bariri o “Bombeiro nas Escolas”, levando orientação a alunos das unidades de ensino.
Outra frente de trabalho diz respeito a vistorias técnicas, regularização e fiscalização de prédios.
Há pedido junto ao governo estadual para que o município receba unidade de resgate, utilizada para salvamentos e transporte de pessoas. O custo é de aproximadamente R$ 350 mil.
Capitão Nascimento diz que há conversas com a Prefeitura de Bariri para que o Corpo de Bombeiros local conte com uma sede mais apropriada. Em princípio, poderia ser utilizada área ao lado do Centro Social e Urbano (CSU), mas o alto custo para reforma do local inviabilizou o projeto.
A corporação atua também em parceria com o poder público para que unidades municipais tenham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), em especial, escolas. O Executivo pretende dotar uma creche e Emeis com o AVCB até o fim deste ano.
Com a chegada da estação quente, o comando da corporação em Bariri irá colocar placas de prevenção para o risco de afogamento em locais do município como rios e açudes.
O oficial finalizou sua fala pedindo o apoio dos vereadores na destinação de emendas impositivas para compra de equipamentos e material.
























