Composição 1_1

Sonia, Maria José, Marlene, Eneida, Maria do Carmo e Maria Helena integraram a primeira turma da Escola Normal Municipal de Bariri

Dia 8, sexta-feira, foi uma noite especial para seis professoras de Bariri. Nesse dia, no Restaurante Sucata, elas reuniram familiares, amigos e convidados para a festa de comemoração de 60 anos de formatura do magistério.
Em 1959, Eneida Moreira da Silva Giacone, Maria do Carmo Pires de Campos Sanchez Garcia, Maria Helena Nogueira Camargo, Maria José Camargo Guimarães Fanton; Marlene Budin Demétrio e Sônia Mansur Moço integraram a primeira turma da Escola Normal Municipal de Bariri.
Ao todo eram 11 alunas, que iniciaram o primeiro ano do curso em outra cidade e voltaram para Bariri no segundo ano, quando a escola foi criada ano de 1958.
O curso, que preparava alunos para exercer o magistério no Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série do antigo primário), funcionava em prédio localizado na equina onde hoje abriga a sede da Acib. Eram três anos de formação.
A escola foi criada durante a gestão do então prefeito Domingos Antônio Fortunato. As formandas, no entanto, destacam o empenho em conseguir essa conquista para Bariri do professor Leônidas Queiroz. Ele, inclusive, atuou como docente na escola, ministrando a disciplina Prática de Ensino.
Leônidas foi paraninfo da primeira turma e participou da festa de comemoração dos 60 anos. Outro destaque no jantar foi a presença da professora Vânia Maria Belluzzo Ferrari que também integrou o corpo docente da escola.
A solenidade teve início com a entoação dos Hinos Nacional e Municipal. A professora Maria Helena discursou em nome da turma. Professor Leônidas também fez uso da palavra, assim como o prefeito Francisco Leoni Neto, que prestigiou o evento.
“Sessenta anos de formatura é uma data especial que poucos conseguem completar”, ressaltou Maria Helena. Segundo ela, era uma turma unida, verdadeiras amigas, que mantêm amizade até os dias de hoje.
Após o ato solene, todos foram convidados a degustar o jantar preparado pela equipe do Buffet Sucata.

Familiares, amigos e convidados se reuniram para a festa em comemoração aos 60 anos de formatura do magistério

O professor Leônidas, paraninfo da turma, e professora Vânia, que integraram o corpo docente, participaram da festa

Fotos: Rosa Marcolino