Composição 1_1

Paulo Fernando Crepaldi – “Antes da pandemia, o mercado de estética e beleza estava em plena expansão, com uma média anual de crescimento de 4,1% no país na última década”

 

O farmacêutico e empresário Paulo Fernando Crepaldi vislumbra um cenário otimista para o setor de estética quando houver retomada da economia. Isso ocorrerá efetivamente assim que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estiver sob controle, com redução significativa no número de casos da doença, internações e mortes. Na entrevista ao Candeia, Crepaldi fala de suas expectativas e investimentos feitos na clínica de sua propriedade, a Etharia. Ele é farmacêutico clínico hospitalar e esteta, com título acadêmico de mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É multiespecialista, com diversas pós-graduações e 20 anos de atuação profissional em saúde humana. Em Bariri, ao longo de oito anos foi responsável técnico pela pesquisa e desenvolvimento magistral de medicamentos, suplementos alimentares e dermocosméticos na Medicarium Farmácia de Manipulação. Atualmente, é parceiro-investidor na Clínica Odontológica OdontoExcellence, de Bariri, e fundador da Clínica Estética Etharia para o rejuvenescimento e harmonização facial.

 

Candeia – O senhor acredita que o período da pandemia da Covid-19 está resultando em mais problemas estéticos, especialmente para as mulheres?

Crepaldi – Os problemas estéticos, apesar de serem comuns entre as mulheres, podem acarretar importantes consequências negativas, principalmente em relação à autoestima. Não há dúvidas de que o período em que convivemos com a pandemia caracteriza-se por um estado de prolongado estresse físico e psíquico. Tal condição interfere na saúde por diferentes mecanismos fisiológicos, gerando transtornos funcionais e comportamentais originados pelo desconforto com a aparência estética. Atualmente, até por conta das redes sociais, muitas mulheres idealizam o corpo perfeito: magro, sem estrias, sem celulites, sem rugas dentre outros padrões estipulados pela sociedade. No entanto, essa não é a realidade de muitas pessoas.

 

Candeia – Que cenário o senhor vislumbra para o mercado estético em Bariri, assim que houver diminuição acentuada de casos e internações pela Covid-19?

Crepaldi – A crise causada pelo coronavírus, além de ter impactos diretos na saúde, afetou diversos setores da economia, entre eles as áreas de beleza e saúde estética. Antes da pandemia, o mercado de estética e beleza estava em plena expansão, com uma média anual de crescimento de 4,1% no país na última década. Isso demonstra uma busca pelo embelezamento da aparência e a preocupação com o bem-estar social, o que tende a ser uma das prioridades com a retomada gradual da economia.

 

Candeia – Quais as novidades da Clínica Etharia?

Crepaldi – O objetivo da Etharia é tão claro quanto desafiador: tornar acessível hoje o que existe de mais atual no mundo quando o assunto é rejuvenescimento, harmonização facial e gerenciamento do envelhecimento. Sem dúvidas, o envelhecimento é um dos maiores desafios da ciência moderna. Entretanto, a forma como esse processo acontece pode ser modulado com o objetivo de se envelhecer bem, mantendo-se o mais jovem possível. Tanto a harmonização facial, quanto o rejuvenescimento estético representam juntos um dos grandes desejos da humanidade: a busca contínua pelo embelezamento e pela manutenção da juventude como ferramenta para o bem-estar social. Para tanto, a clínica tem se especializado em lançar mão de diferentes recursos das ciências farmacêuticas e da cosmetologia para este fim, além da aplicação de diferentes intervenções estéticas, como: toxina botulínica, ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, entre outras tecnologias, a fim de promover firmeza e sustentação aos tecidos do corpo, proporcionando uma redefinição dos contornos e uma aparência harmônica.

 

Candeia – Quais as indicações e vantagens do rejuvenescimento e harmonização facial feminina?

Crepaldi – Com o processo natural de envelhecimento, é comum que ocorra a diminuição das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza dos tecidos. Quando isso ocorre, aspectos como a flacidez e as rugas tornam-se visíveis sob a superfície da face, causando forte desconforto estético em muitas mulheres. Como a pele do rosto costuma ser mais fina e delicada, é a primeira a sofrer com as ações do tempo, fazendo com que a paciente procure a orientação de um especialista para amenizar esses efeitos. Nesse contexto, a harmonização facial visa tratar as assimetrias e imperfeições da face, devolvendo a autoestima. Tanto a harmonização facial, quanto os recursos atuais em estética corporal avançada visam amenizar com sucesso os efeitos do tempo na aparência.

 

Candeia – Em que consiste esse tipo de procedimento?

Crepaldi – A harmonização facial é representada por um conjunto de procedimentos, em sua grande maioria injetáveis e não-cirúrgicos, que servem para combater os sinais do envelhecimento e dar proporções equilibradas ao rosto. Com a harmonização facial, consegue-se ter, por exemplo, uma boca carnuda, testa sem rugas, queixo protuberante, nariz empinado, sem precisar passar pelo centro cirúrgico. O conceito da técnica é tratar diversas insatisfações do paciente de forma coligada. Por isso, ela pode servir para diversos objetivos, todos estéticos: redução de papadas, redução de olheiras, redução de rugas e marcas de expressão, aumento dos lábios, definição de mandíbula, mudanças sutis no nariz, entre tantos outros. A beleza é uma característica relativa. No entanto, há algumas proporções que tornam os traços mais equilibrados. Em busca deste equilíbrio do rosto, a harmonização facial é o desejo não só de mulheres, mas também de homens, em todas as faixas etárias.

 

Candeia – Para mulheres que acabaram de ter filhos, quais os tratamentos estéticos disponíveis?

Crepaldi – Manter a pele hidratada, com proteção solar e buscando o acompanhamento profissional são maneiras básicas e fundamentais para preservar a saúde e a qualidade da pele após a gestação, ainda mais com a ação da perda da sustentação e da diminuição das fibras de colágeno que ocorrem de forma natural com o passar dos anos. Como exemplo de procedimento estético avançado, a radiofrequência microagulhada, também chamado de microagulhamento robótico, é um dos melhores tratamentos estéticos no pós-parto. A técnica estimula a circulação sanguínea e a formação de colágeno, deixando a pele mais firme. Ainda, a fim de desmistificar os tratamentos estéticos no pós-parto, segundo documento do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é improvável que o uso da toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, cause efeitos adversos sobre o lactente, considerando seu uso compatível com a amamentação.

 

Candeia – Que outras opções na área de estética a clínica oferece?

Crepaldi – Entre as opções de procedimentos para combater os sinais do envelhecimento e promover a harmonização facial, a clínica tem se especializado na execução de procedimentos estéticos injetáveis e não-cirúrgicos, como implantes de bioestimuladores de colágeno e de fios de sustentação para o lifting facial, técnicas com preenchedores, volumizadores e toxina botulínica, aplicação de enzimas para redução de gordura localizada e emagrecimento, aparelhos de alta tecnologia embarcada como lasers, ultrassom micro e macrofocado, radiofrequência com microagulhamento robótico com sistema “drug delivery” e outros tantos tratamentos. Além destas, a Etharia estabeleceu parceria colaborativa em harmonização orofacial com a Clínica Odontológica OdontoExcellence de Bariri para a utilização dos agregados plaquetários autógenos, chamados de PRF (fibrina rica em plaquetas), em tratamentos de bioestimulação e rejuvenescimento cutâneo e também para a execução de procedimentos cirúrgicos em HOF, como a lipoaspiração de papada e bichectomia para afinamento do contorno do rosto e emagrecimento facial.