
“Está sendo muito gratificante receber alguns fornecedores que já não forneciam para o município em outras gestões e que agora nos procuram para voltar a serem nossos fornecedores” (Divulgação)
A diretora municipal de Finanças, Silvia Aparecida Candido, 42 anos, aponta um cenário positivo em relação aos primeiros meses do governo municipal. Segundo ela, nesse período de quase quatro meses foi possível recuperar a credibilidade da administração pública. Uma das medidas foi realizar pagamento do funcionalismo no fim do mês trabalhado, como ocorria anteriormente. Silvia destaca que a arrecadação está dentro do esperado e que os municípios devem ter consciência que o pagamento de tributos retorna em serviços. Segundo ela, investimentos serão feitos somente se não houver comprometimento da estabilidade financeira. Nascida em Pederneiras, Silvia é formada em ciências contábeis e pós-graduada em gestão e finanças públicas. Trabalha na área administrativa desde os 16 anos, passou pelo setor bancário e em Boraceia, desde 2010, foi responsável pelo setor contábil, financeiro e administrativo. Em janeiro deste ano foi nomeada diretora de Finanças em Bariri.
Candeia – No inicio do governo qual era a maior preocupação no ponto de vista financeiro?
Silvia – A maior dificuldade, como não é segredo, é a disponibilidade de recursos. Saber a real situação, o comprometimento com fornecedores e munícipes. Garantia que as contas públicas estivessem equilibradas, evitando risco de inadimplência, conseguir assegurar o cumprimento das normas. Ter credibilidade junto a fornecedores e munícipes.
Candeia – Passados quase quatro meses, como estão as finanças da Prefeitura de Bariri?
Silvia – Graças a Deus, nesses quatro meses do mandato Airton e Paulo Kezo conseguimos liquidar muitos compromissos que vieram do mandato passado e que estavam pendentes. O pagamento de nossos fornecedores estão todos em dia, folha de pagamento dos funcionários sendo paga dentro do mês. Está sendo muito gratificante receber alguns fornecedores que já não forneciam para o município em outras gestões e que agora nos procuram para voltar a serem nossos fornecedores. Recuperamos a credibilidade que toda administração precisa ter.
Candeia – A arrecadação está dentro do previsto, considerando pagamento do IPTU e transferências dos governos estadual e federal?
Silvia – Esses primeiros meses estão sendo bons de arrecadação, o recebimento de IPTU está dentro do previsto, temos também arrecadação de IPVA que ajuda muito. Os recursos estaduais e federais também ajudam bastante e estamos trabalhando para aumentar esses recursos. Com a implantação do Refis, teremos um saldo bastante positivo, colaborando para um equilíbrio financeiro garantindo legalidade, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos. Nosso objetivo é implantar na cabeça do cidadão que todo imposto pago retorna em benefícios para a própria população. Na segunda quinzena de março, venceu a primeira parcela do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Vamos lançar campanhas de conscientização, buscando aumentar e assim superar a arrecadação de anos anteriores e melhorar nossa arrecadação. Essa arrecadação está no dia a dia dos cidadãos, na merenda escolar, no uniforme das crianças, no remédio gratuito distribuído na farmácia, nos exames e tantas outras ações que garantidas pelo município no dia a dia do cidadão.
Candeia – De que maneira a administração municipal está atuando para reduzir gastos?
Silvia – Adotamos a análise de nota por nota, pedido por pedido, para conseguir gerir melhor nossos recursos, e isso vem dando resultado. Hoje o prazo para pagamento diminuiu bastante em relação ao passado. Com a ajuda dos integrantes de minha equipe estamos conseguindo alcançar bons resultados. Procuro otimizar a distribuição dos recursos, e conseguir atender as demandas dos setores. Garantir a transparência e a prestação de contas, assegurando que os cidadãos compreendam como os recursos municipais estão sendo empregados para o seu benefício. Com relação às horas extras, o diretor de cada departamento faz o acompanhamento e autoriza a realização somente quando necessário.
Candeia – O Executivo dispõe de recursos para novos investimentos?
Silvia – Desde o inicio do mandato estamos buscando realizar economia, aumentar a arrecadação para darmos o pontapé inicial em investimentos necessários para nosso município, um desafio imenso, porém com responsabilidade conseguiremos alcançar e “mudar a cara” da cidade. Esses esforços visam garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma responsável, possibilitando a realização de investimentos que atendam ao interesse público, sem comprometer a estabilidade financeira. Quanto a contratações, elas são extremamente necessárias, vários setores estão defasados, não nos restando outra alternativa senão contratarmos, porém são contratações com impacto financeiro, orçamentário, ou seja, dentro da responsabilidade e legalidade necessárias.
Candeia – Qual a expectativa com o início do Refis no município?
Silvia – Estamos realizando uma intensa campanha de divulgação para atingir um resultado bastante positivo. Com a implantação do Refis esperamos conseguir que a arrecadação tenha um maior êxito, permitindo que consigamos investir, manter e reverter esses valores em benefício da nossa população.