Composição 1_1

Francisco Leoni Neto – “Estamos trabalhando forte desde o primeiro dia de governo e se acham que vamos parar de trabalhar agora, estão enganados”

 

A três dias do aniversário de 130 anos de emancipação político-administrativa de Bariri, o prefeito da cidade, Francisco Leoni Neto (PSDB), é o entrevistado do Candeia. Ele comenta sobre sua eventual pré-candidatura a prefeito de Bariri, mas que as portas não estão fechadas a políticos do grupo que pretendam colocar o nome à disposição. O prefeito faz críticas à oposição na Câmara e diz que há uma rotina nas falácias mencionadas pelos vereadores. Classifica de “piada de mau gosto” as denúncias feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais levadas ao Legislativo sobre possíveis irregularidades no Executivo. Outros assuntos comentados por Neto Leoni são o efeito da pandemia da Covid-19 nas finanças municipais e se, diante disso, há risco para o pagamento dos funcionários. O entrevistado é advogado e foi prefeito de 2001 a 2004, sendo reeleito para o período de 2005 a 2008. Após a realização de eleições suplementares em junho de 2018, ele assumiu a prefeitura novamente no mês seguinte.

 

Candeia – Qual o impacto da pandemia da Covid-19 nas finanças do município?

Neto Leoni – Impacto negativo, infelizmente. Temos acompanhado que a pandemia que assola o planeta tem trazido consequências desastrosas na economia. Consequentemente, País, Estados e Municípios sofrem com a queda abrupta de arrecadação. Em Bariri não é diferente, já sentimos o efeito da queda de receitas, e pelos prognósticos isso deve se acentuar daqui para o final do ano.

 

Candeia – Em que aspectos a pandemia trouxe revezes para obras e programas da administração municipal?

Neto Leoni – Algumas obras e serviços públicos programados para 2020 com recursos próprios tiveram que ser suspensos ou interrompidos. Assim também ocorreu com programas que nós implantamos e estavam em pleno funcionamento, como, por exemplo, o “Sol Maior”, que atendia nossas crianças em período oposto ao escolar.

 

Candeia – O senhor acredita que haverá comprometimento de recursos para o pagamento de servidores? Com a queda nas receitas, é possível que a administração municipal termine o ano ultrapassando o limite máximo com as despesas com pessoal?

Neto Leoni – Sempre tivemos como obrigação número um a ser cumprida o pagamento dos servidores. E assim continuaremos atuando para que nada atrapalhe esse compromisso. É possível sim que, com a queda de arrecadação, alguns índices saiam da normalidade, mas consideramos que essas situações serão relevadas ante a excepcionalidade que vivemos.

 

Candeia – No início do ano houve a exoneração de servidores comissionados por causa de ação judicial. Como a prefeitura está mantendo a prestação de serviços mesmo sem ter contratado funcionários por meio de concurso público?

Neto Leoni – Essa imposição, motivada por uma ação dos vereadores de oposição, provocou 42 exonerações. Pessoas que estavam trabalhando, como outras que trabalharam em todas as gestões anteriores, ficaram sem emprego e desestruturaram setores e unidades da administração. Muita gente apostou que a prefeitura iria parar por conta disso. Mas por um esforço sobrenatural nosso e de nossa equipe, aliado ao engajamento de nossos servidores de carreira, as pastas do Executivo Municipal não pararam e continuam oferecendo um serviço de qualidade, sem a contratação de novos funcionários, até porque o índice com gasto de pessoal não permite.

 

Candeia – Qual o projeto do governo para o novo aterro sanitário, com obras previstas para terem início após concorrência pública?

Neto Leoni – O projeto é a execução da primeira fase da implantação do novo aterro sanitário, já que fomos contemplados com um recurso do Fehidro de R$ 553 mil. Mas isso é só o começo, pois na sequência vamos fazer a concessão de uso do local para a implantação de um audacioso projeto regional: o Centro de Gestão Ambiental, que tratará os resíduos de modo profissional e ambientalmente correto.

 

Candeia – A oposição aponta que o senhor canalizou recursos para o último ano de gestão para uma série de obras. Como encara esse posicionamento?

Neto Leoni – Encaro como mais uma falácia, o que já virou rotina. Todos sabem que temos facilidade para conquistar recursos para o Município, haja vista nosso bom relacionamento político e o respeito que adquirimos em outras esferas de governo. Estamos há menos de dois anos à frente da administração, então é natural que os recursos que fomos conquistando a partir de quando assumimos estejam sendo concretizados agora, pois os trâmites dos convênios são demorados. É a chamada “dor de cotovelo”. Estamos trabalhando forte desde o primeiro dia de governo e se acham que vamos parar de trabalhar agora, estão enganados.

 

Candeia – O senhor perdeu a maioria de votos na Câmara e tem sofrido revés nas votações. Em termos de projetos, há algum risco? Essa situação o fez repensar o relacionamento com o Legislativo?

Neto Leoni – A questão de ter maioria ou não na Câmara nunca me preocupou, nem nessa e nem nas gestões anteriores que tive. Até porque enviamos projetos que são bons para o Município. O risco não é para mim, e sim para a cidade, caso votem contra um projeto que a beneficie, como foi o caso recente dos recapes asfálticos. Menos mal que pudemos abrir os olhos dos vereadores, e a imprensa local teve um papel importante nisso, e que eles perceberam o erro a tempo.

 

Candeia – A Câmara recebeu recentemente três denúncias do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais sobre possíveis irregularidades na administração municipal. Como o senhor avalia essas denúncias? Acredita que terão andamento no Legislativo?

Neto Leoni – Essas denúncias são uma piada de mau gosto. Como pode um prefeito que trabalha com seriedade, transparência, dedicação, respeito e honestidade (que vem de berço) ser alvo de denúncias chulas e infundadas? Deveriam se preocupar em ajudar a cidade e não atrapalhar. Essas denúncias são absurdas e não devem e não podem ter andamento.

 

Candeia – Como o senhor e o seu grupo político estão tratando a sucessão municipal? O senhor é o único pré-candidato desse grupo?

Neto Leoni – Com a naturalidade de sempre. As portas estão sempre abertas a todos que pretendem disputar. A bem da verdade, estamos tão focados em nosso trabalho que a eleição chega a passar despercebida. Acreditamos que o que importa nesse momento é a condução correta e equilibrada dos destinos de nossa cidade, com ética e eficiência. Como sempre digo e repito: “pés no chão, e olhos para o futuro”.