Composição 1_1

Alexandre Magno Urbano – “Motociclistas são autuados, entretanto, o combate a estas condutas acaba sendo menos eficaz, pois não temos a possibilidade de remover estes veículos devido à falta de um pátio”

 

As motocicletas irregulares são o principal problema do trânsito em Bariri, segundo o capitão Alexandre Magno Urbano, comandante da 3ª Cia da Polícia Militar (PM) em Bariri. Ele afirma que além do incômodo com o barulho, os veículos costumam se envolver em acidentes de maior gravidade no município. Urbano diz que a PM tem autuado os infratores, mas que Bariri necessita de um pátio para recolhimento dos veículos, a maioria em situação irregular. Na entrevista ao Candeia, o oficial da Polícia Militar fala também da Atividade Delegada e da estatística criminal em Bariri. Urbano comanda a 3ª Cia. da PM, responsável pelo policiamento em Bariri, Boraceia, Bocaina, Itaju e Itapuí.

 

Candeia – Recentemente o governo estadual e o município de Bariri renovaram o convênio na área do trânsito. Que papel cabe à Polícia Militar em relação a esse convênio?

Urbano – Este convênio delega para o Estado algumas atribuições do município previstas no artigo 24 da Lei Federal nº 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro (CTB) –, sendo que para a Polícia Militar resta basicamente executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito.

 

Candeia – Quais os principais problemas observados pela PM em relação ao trânsito de Bariri?

Urbano – O trânsito é uma preocupação nacional, por isso temos, todos os anos, a “Semana Nacional de Trânsito”, de 18 a 25 de setembro, e o “Dia Estadual de Prevenção a Acidentes de Trânsito”, em 19 de agosto. Tais datas foram instituídas a fim de salvar o maior número de vidas, pois o trânsito mata 35 mil pessoas por ano no Brasil, sendo que estas mortes são evitáveis e causadas principalmente devido a imprudência dos motoristas, relacionadas a cinco condutas básicas: alta velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, uso do celular, não uso do cinto de segurança e dispositivos de segurança para crianças e o grande vilão, consumo álcool ou outras drogas. Temos que reduzir estas mortes, mais do que uma meta é um dever. No município de Bariri não temos muitas mortes provocadas pelo trânsito, mas certamente quando ocorrem chocam muito a população, exatamente por serem mortes evitáveis. O maior problema no trânsito de Bariri é com relação às motocicletas irregulares, situação que verificamos em diversas cidades da região, pois estas, além de incomodarem sonoramente a população, estão envolvidas nos acidentes de maior gravidade na área urbana, agravado por não termos um serviço de pátio e guincho na cidade, para recolha destas, que em sua maioria se encontram em situação irregular.

 

Candeia – Em algumas regiões da cidade é comum o excesso de barulho provocado por veículos, principalmente aos fins de semana. Em sua opinião, como o problema pode ser minimizado? O pátio para recolhimento de veículos é uma das soluções?

Urbano – Hoje temos algumas demandas referentes a perturbações do sossego público provenientes de veículos, de estabelecimentos comerciais e de residências. Desta forma, orientamos o policiamento para redução desta demanda, contudo, com relação aos veículos com som alto e escapamento irregular, eles estão sendo autuados, entretanto, o combate a estas condutas acaba sendo menos eficaz, pois não temos a possibilidade de remover estes veículos devido à falta de um pátio, já que em sua maioria estes veículos não estão registrados ou estão com o licenciamento em atraso.

 

Candeia – Bariri discutiu em outras oportunidades a adoção da Atividade Delegada. Quais os benefícios dessa medida para o município?

Urbano – A Atividade Delegada pode ser benéfica para o município, uma vez que possibilita a fiscalização de atividades regulamentadas pelo município através da contratação de policiais no horário de folga, como, por exemplo, o funcionamento de estabelecimentos comercias em desacordo com as normas da municipalidade.

 

Candeia – Em relação à estatística policial em Bariri, quais índices estão baixos e os que mais preocupam a polícia?

Urbano – Se fizermos um comparativo dos primeiros sete meses deste ano com o mesmo período do ano passado, notamos uma queda considerável no número de roubos, ou seja, de 15 em 2020, para apenas sete em 2021. Já com relação aos homicídios ou latrocínios, não tivemos registros este ano. Outro ponto importante, que deve ser salientado, é que instituímos a Patrulha Maria da Penha, que consiste em visitas sistemáticas para vítimas de violência doméstica, buscando orientar, apoiar e coibir novas agressões.

 

Candeia – A queda nos casos de Covid-19 tem aumentado a circulação de pessoas. Diante disso, há mudanças nas ações da Polícia Militar em Bariri e na região?

Urbano – Sabemos que naturalmente a circulação de pessoas aumentará, principalmente da população mais jovem, desta forma, temos adotado algumas precauções e intensificado o policiamento em algumas regiões mais vulneráveis.