Candidato a vereador com o maior número de votos nas eleições de outubro, Francisco Leandro Gonzalez (Avante) irá assumir a partir de janeiro de 2025 sua terceira legislatura seguida na Câmara de Bariri. No pleito deste ano recebeu 773 votos. Colocando seu nome à disposição para a presidência da Casa de Leis, Leandro diz que mais importante que isso está o trabalho para o desenvolvimento de Bariri. Para ele, Executivo e Legislativo devem trabalhar em conjunto na busca de soluções. Na entrevista ao Candeia, o político avalia o resultado das eleições para os cargos de prefeito e vereador e como pretende atuar, agora sendo um vereador da situação.
Candeia – Como o senhor avalia o resultado das eleições municipais deste ano para prefeito?
Leandro Gonzalez – No meu ponto de vista, o resultado das eleições municipais deste ano na esfera do Poder Executivo expressou o anseio de mudança para grande parte da população de Bariri, pautado num critério baseado na maturidade e na honestidade dos candidatos eleitos para prefeito e vice-prefeito, o Airton e o Paulo Kezo. Na campanha, eles apresentaram um cenário bem realista da situação que a cidade vive, não fizeram promessas mirabolantes como os demais concorrentes, isso ficou bem evidente e pareceu ser um dos fatores a diferenciar as candidaturas que se apresentaram, mas prometeram sim a realização de um trabalho sério, com honestidade, objetivando buscar soluções para os problemas que estão aí, em especial, a gestão e eficiência de aplicação dos recursos públicos, ante o comprometimento das receitas municipais. Entendo que a população compreendeu essa mensagem e optou pela mudança que eles estão propondo implementar na gestão da cidade.
Candeia – E para vereador?
Leandro Gonzalez – No âmbito legislativo, especialmente no meu caso, vejo de forma muito positiva. Um reconhecimento do trabalho que venho exercendo no decorrer desses dois mandatos. Com muita felicidade e gratidão, vejo que o meu número de eleitores vem aumentando. Analiso que esse fato é um indicador de que a população está de olho no trabalho de todos e que a maioria não se deixa levar pela velha política. Há uma parcela considerável da população que está cada vez mais madura e entendendo as consequências de suas escolhas para além do individual, para o coletivo, para a sociedade toda. Essa votação expressiva me revigora e dá novo ânimo aos meus objetivos como político: ajudar as pessoas e a nossa cidade, sem privilegiar uns e deixar a deriva outros; muito pelo contrário, meu ideal sempre foi lutar pela igualdade de oportunidades, desenvolvimento, justiça, transparência e bom uso do dinheiro público. Quanto aos demais vereadores eleitos, é nítido que tivemos uma renovação na Câmara, o que também vejo de maneira positiva. Espero que todos os eleitos estejam imbuídos do mesmo espírito público com o qual iniciei e conduzo meu mandato parlamentar e acredito sim que estão. São pessoas de bem, têm famílias e sabem da necessidade de uma atuação responsável e diligente no desempenho do mandato parlamentar.
Candeia – O senhor foi o vereador mais votado e irá assumir a cadeira do Legislativo pela terceira vez seguida a partir de janeiro de 2025. A que atribui esse bom desempenho nas urnas?
Leandro Gonzalez – Como dito, vejo com muita satisfação e agradeço, mais uma vez, o apoio da população, o crescente número de eleitores que acreditam em mim e no trabalho que realizo como vereador. Procuro exercer o mandato de representação popular que me foi confiado da melhor maneira possível, dando o meu melhor em tudo aquilo que me proponho a fazer como vereador. Considero de suma importância ouvir sobre os problemas, debater soluções, verificar a legalidade das soluções que se apresentam, e, enfim, votar. Representar a voz do povo na administração, assim como lutar por seus anseios, que também são os meus, afinal, ver Bariri se desenvolver e, assim, melhorar a qualidade de vida da população é de interesse de todos que aqui moram, tem seus trabalhos ou negócios e empreendimentos. Penso muito numa cidade de Bariri próspera, para ser motivo de orgulho e ânimo para essa geração que vem chegando. Retomando a questão do bom desempenho nas urnas, reitero que isso é fruto do trabalho sério que desenvolvo, da minha imparcialidade diante de posicionamentos adotados, da minha postura independente, transparente, justa e humana para legislar. Só tenho a agradecer meus eleitores. Gratidão! E reforço o meu compromisso com a população baririense.
Candeia – Propostas de sua autoria viraram leis, mas não foram colocadas em prática na íntegra. Espera que o próximo governo possa implementá-las? Por quê?
Leandro Gonzalez – Confio que o Airton não apenas cumprirá as leis que propus, mas também todas as demais legislações vigentes no município. Sua experiência como membro do Poder Legislativo o torna plenamente consciente da importância do cumprimento das leis para a efetivação das políticas públicas. Essa cobrança deve ser feita a todos os administradores públicos.
Candeia – Em sua opinião, qual a maior prioridade para Bariri em 2025?
Leandro Gonzalez – Durante a campanha, confirmamos que o principal anseio da população é por um sistema de saúde digno e humanizado, com destaque para a necessidade de maior disponibilidade de médicos especialistas e realização rápida de exames. Por todas as nossas conversas, debates de ideias, anseios, objetivos, essa área terá uma visão prioritária na nova administração. É uma questão séria a ser debatida, porque envolve disponibilidade de mão-de-obra altamente especializada em contraste com a remuneração. É um debate que precisará ser travado com sabedoria, com bom senso, com adoção de soluções que equacionem essas questões. Tivemos, recentemente, procedimentos de investigação pelo Ministério Público acerca da verificação, por parte do município, do efetivo cumprimento da jornada de trabalho. Houve instauração de procedimentos decorrentes de termos de ajustamento de conduta firmados no ano de 2017. São problemas antigos, mas ainda presentes. Mas acima de tudo, na minha concepção, quebrar paradigmas é o primeiro passo para despertar a cidade do estado de letargia e construir um novo futuro.
Candeia – No governo anterior e no atual o senhor atuou e vem atuando como vereador da oposição. Na próxima administração irá atuar como vereador eleito pela base do governo. Que postura pretende adotar em sua atuação legislativa?
Leandro Gonzalez – Em vez de ‘oposição’, prefiro destacar minha atuação como um parlamentar que busca o equilíbrio entre a colaboração e a crítica construtiva. Reconheço a importância da parceria com o Executivo para o desenvolvimento da cidade, mas também acredito no meu papel de representar os interesses da população e questionar propostas que considero inadequadas. Quanto ao meu posicionamento, continuarei atuando com independência, transparência, fiscalizando os atos do Poder Executivo, apresentando proposições conforme as reivindicações dos munícipes e aprovando leis que venham ao encontro e para o bem da população. Não posso admitir ter um posicionamento no passado para um determinado tema e agora porque o nosso grupo político obteve a vitória nas urnas, mudar meu posicionamento pura e simplesmente. Isso é incoerente e não faz parte do meu perfil. E isso eu garanto que não mudará.
Candeia – Pretende concorrer à presidência da Câmara para o próximo biênio, considerando que os quatro vereadores eleitos pelo grupo do então candidato a prefeito Edcarlos Santos tiveram o apoio de Ricardo Prearo para a eleição da Mesa Diretora?
Leandro Gonzalez – A eleição para a presidência da mesa diretora está em discussão. Caso haja consenso entre os vereadores, coloco-me à disposição para assumir este importante cargo. Diante da experiência adquirida em dois mandatos, estou preparado para liderar a Casa e contribuir para o desenvolvimento de nosso município. Mas se não houver o consenso acerca da escolha do meu nome não há problema algum. O momento vivenciado pela cidade exige de todos nós uma postura estruturante, não o contrário. Bariri estará encerrando um governo que foi um desastre. Há muitos problemas a serem entendidos, estudados e as melhores soluções precisam ser adotadas para que a cidade reencontre o caminho do desenvolvimento, da melhoria dos serviços públicos, em especial, como disse, na área da saúde e outros tantos. Então a disputa pela presidência da câmara de vereadores não é mais importante do que o encaminhamento de todas essas questões e seja quem for o eleito para presidir a nossa casa de leis creio que terá uma postura digna e à altura das necessidades e complexidade dos assuntos que serão eventualmente levados em projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo, pois, nesse ponto, entendo que mesmo nos momentos mais difíceis vividos no passado, quando, por exemplo, houve necessidade de aprovação de subvenções à Santa Casa, mesmo naquela situação de caos vivido, a câmara não deixou de apoiar as iniciativas do executivo pelo bem da sociedade baririense e considero que essa postura não faltará nunca, pois o que deve prevalecer sempre é o interesse público, independentemente de quem esteja sentado na cadeira de presidente ou compondo a mesa diretora da nossa casa de leis, pois é evidente que o votar contra só por votar, por interesse político pessoal e não coletivo não ficará bem junto à opinião pública. Por isso, reitero, que nesse momento de busca de soluções, o trabalho será conjunto, independentemente da posição que cada um dos membros do legislativo adote ou a que grupo político pertença.