Composição 1_1

Nicolas Casco

“A vontade e atitude das pessoas que contratamos superaram as expectativas e esperamos que a empresa continue crescendo para continuar com contratações locais”

Nascido na Argentina e casado com baririense, o empresário Nicolas (Nico) Casco resolveu investir em Bariri. Ele criou a marca de óculos de sol Black Melon e irá comercializar o produto para todo o mercado brasileiro via e-commerce. Nico Casco explica que foi muito bem acolhido em Bariri e que pensa na cidade em longo prazo, profissionalmente e pessoalmente. “Toda a operação do negócio hoje está localizada em Bariri: tecnologia, marketing, finanças, recursos humanos, produto e logística”, diz ele. Nico Casco nasceu na Patagônia, Argentina, região que tem como atividade principal a extração de petróleo. Seu pai trabalhou em uma empresa petrolífera por muitos anos e por causa disso as mudanças de países eram constantes. O empresário cresceu em cinco países diferentes: Escócia, Itália, Argentina, Venezuela e México, onde terminou o ensino médio. É graduado em administração de empresas na Universidade de Saint Edwards, no Texas, Estados Unidos, e tem MBA na Universidade de Cumbria, na Inglaterra. Há mais de 15 anos trabalha na área de tecnologia e publicidade. Atuou na área digital de grandes empresas de mídias e foi diretor comercial do Mercado Livre na América Latina. Em 2009 Nico Casco fundou a Darriens, uma empresa de tecnologia dedicada à compra de mídia digital para empresas como Coca Cola, Volkswagen, Movistar, Visa, Ford, Unilever, Banco Santander, Heineken, entre outras. A empresa tem mais de 120 colaboradores distribuídos em oito países onde possui estrutura. Nico Casco é casado com a empresária baririense Alessa Casco, e tem três filhos: Giuliana, Chiara e Luca.

Candeia – Comente sobre a instalação de sua empresa em Bariri.
Nico Casco – Em conjunto com minha esposa, que é de Bariri, queríamos aproveitar nossa experiência em marketing digital para vender um produto via e-commerce. Dessa maneira, surgiu a ideia de criar uma marca de óculos de sol, a Black Melon, e oferecer o produto no mercado brasileiro. Nesse momento morávamos em Buenos Aires, na Argentina, e começamos a estruturar todo o plano de negócios. Visitei e defini fornecedores nos países da Ásia, fizemos parcerias com empresas de logística, tecnologia, consultorias e quando tínhamos tudo encaminhado viemos para Bariri para começar o projeto. Toda a operação do negócio hoje está localizada em Bariri: tecnologia, marketing, finanças, recursos humanos, produto e logística. A ideia é continuar crescendo aqui e criar oportunidades de trabalho para a população local.

Candeia – Que tipo de público a empresa pretende atingir? Que diferencial trará para o mercado consumidor?
Nico Casco – O mercado de óculos de sol hoje está dividido em dois grandes segmentos. O primeiro segmento é constituído pelas grandes marcas, como Rayban, Oakley, Gucci, Prada entre outras, que possuem óculos de alta qualidade e segurança, mas com preços inacessíveis para a maioria da população. O segundo segmento é composto por empresas que vendem óculos de materiais inferiores a um preço baixo, mas sem nenhuma proteção ou garantia para os consumidores. A Black Melon surgiu com a intenção de democratizar o mercado de óculos, ou seja, oferecer um produto de alta qualidade e desenho, com proteção para os consumidores (todos os modelos possuem lentes com proteção UV 400) e a preços justos e acessíveis. Ao não ter intermediários e ser donos da nossa própria marca, conseguimos que esse objetivo se cumpra. Nossa intenção é que nossos clientes possam andar na última moda sempre e que os óculos possam se tornar um acessório de beleza que varie dependendo do momento, roupa ou ocasião, que cada um possa ter a sua disposição mais de uma opção de óculos para combinar. Queremos facilitar o processo de escolha online, temos no site um blog com tendências de moda e sugestões. Além disso, estamos desenvolvendo uma tecnologia inovadora de “espelho virtual”, por meio do qual a pessoa consegue visualizar os modelos dos óculos no próprio rosto utilizando a câmera do celular, tablet ou computador.

Candeia – Por que o senhor decidiu fixar residência em Bariri e investir na cidade?
Nico Casco – Quando vinha de férias visitar a família da minha esposa valorizava muito a qualidade de vida em Bariri e acima de tudo a amabilidade das pessoas daqui. Cansado de viver toda minha vida em grandes cidades e levando em consideração que minha esposa era daqui, a decisão foi bastante natural. Fui muito bem acolhido e penso em Bariri no longo prazo tanto no âmbito profissional como pessoal. A vontade e atitude das pessoas que contratamos superaram as expectativas e esperamos que a empresa continue crescendo para continuar com contratações locais.

Candeia – Quantos empregos devem ser gerados no município?
Nico Casco – São oito posições atualmente e esperamos no próximo ano pelo menos 12 novas contratações. Principalmente na área de marketing, desenho, SAC, tecnologia e logística.

Candeia – O senhor atua em outros segmentos econômicos?
Nico Casco – Além da Darriens e da Black Melon que mencionei anteriormente, começamos recentemente um confinamento de gado aqui em Bariri. A ideia é poder gerar negócios em diferentes ramos e abrir novas oportunidades nesses setores. Para o ano de 2020 temos outros projetos que estamos analisando.

Candeia – Quais os pontos positivos e negativos em abrir uma empresa no Brasil?
Nico Casco – Como ponto positivo vemos no Brasil um grande mercado que aceitou muito bem nosso produto. Além disso, vemos que o mercado de e-commerce no Brasil é sem dúvidas o mais desenvolvido da região e há uma oportunidade enorme de crescimento nesse meio. A principal complicação que tivemos foi a burocracia brasileira na hora da importação do óculos. Felizmente depois de quase dois anos e muitas idas e vindas resolvemos essa questão.

Candeia – Com relação a Black Melon, a venda será somente pelo site? Pode informar os preços dos óculos?
Nico Casco – A venda será somente online com entrega para todo o Brasil. Aos poucos, amigos e conhecidos começaram a passar pelo escritório e se interessar pelos modelos. Reforçando nosso compromisso com Bariri, decidimos facilitar a compra para os moradores da cidade e abrimos uma exceção; somente em Bariri haverá venda presencial no nosso showroom que fica na frente do clube municipal, na Rua José Bonifácio. Os preços variam entre R$ 99 e R$ 159.

Candeia – Os modelos de óculos são somente de sol?
Nico Casco – Atualmente sim, mas no curto prazo estaremos adicionando armações para óculos de grau.