Slider

“Será uma obra que contará com o apoio de todos os diretores, ficando a cargo de cada um determinada tarefa”

José Roberto Dalla Coletta

O empresário José Roberto Dalla Coletta está assumindo a presidência da Associação Comercial e Industrial de Bariri (Acib) para o biênio 2019-2020 pela quarta vez. Ele já presidiu a entidade de 1989 a 1991, 2005 a 2007 e 2017 a 2018. Presidente com maior número de mandatos à frente da associação, um de seus desafios será a construção de sede social. Segundo ele, as obras terão início no primeiro trimestre de 2019. “Isso possibilitará mais uma fonte de receita para a Acib, bem como um local onde o associado terá espaço para fazer um happy hour”, diz ele. Roberto atuou na entidade como presidente do conselho e como membro da diretoria. Formado em economia e pós-graduado em gestão empresarial pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), foi funcionário do Banco do Brasil de 1975 a 1986 e membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da Unica (entidade de classe das empresas sucroenergéticas) por diversos mandatos. Desde 1986 trabalha na DCBio, sendo presidente da empresa desde 1996.

Candeia – Qual a prioridade do senhor para a nova gestão à frente da Acib?
Roberto – Temos como prioridade a manutenção e melhoria dos serviços já prestados, pois sempre existe possibilidade de aprimoramento, e a finalização do convênio com o Santander. O principal desafio consiste na construção da sede social, cujo terreno já foi adquirido e pago. Isso possibilitará mais uma fonte de receita para a Acib, bem como um local onde o associado terá espaço para fazer um happy hour.

Candeia – Como está o andamento para construção da sede social da Acib?
Roberto – Estamos trabalhando no projeto da sede com a engenheira Maísa Bonatelli Paleari para que possamos demarcar o local, efetuar a terraplenagem, construção do alambrado na divisa e furar o poço artesiano. Será uma obra que contará com o apoio de todos os diretores, ficando a cargo de cada um determinada tarefa. Essa divisão de trabalho será definida em uma reunião futura e sob a minha liderança. No momento o projeto está sendo acompanhado por mim e pela Ana Jacob (tesoureira). O diretor Ronaldo Aquilante está trabalhando na demarcação das divisas, construção do alambrado e futura terraplenagem. Pretendemos dar início à obra no primeiro trimestre de 2019.

Candeia – No jantar de confraternização da associação, o senhor falou a respeito de parceria com o Banco Santander. De que trata essa iniciativa?
Roberto – Trata-se de uma parceria em que será possibilitado ao associado obter uma melhor taxa com cartão e maquininha abaixo do que vem pagando. A exceção será das grandes empresas que já possuem negociação pela associação da categoria, como postos de combustível, materiais de construção e supermercados. Além disso, serão oferecidas condições também diferenciadas nos demais produtos que o banco tem. Dentro da brevidade possível iremos convocar uma assembléia para detalhar tudo isso, oportunidade em que cada empresário terá condições de analisar os produtos da parceria.

Candeia – Como está a adesão das empresas para a campanha de Natal deste ano? Qual sua expectativa com essa promoção?
Roberto – A adesão à campanha de Natal deste ano foi muito positiva. Entregamos 100 mil cupons, distribuídos para as 65 empresas que aderiram à promoção. A expectativa é que seja um sucesso novamente.

Candeia – Que serviços prestados pela Acib o senhor destacaria? Por quê?
Roberto – Podemos citar os convênios, Seguro de Vida e Convênio Médico, que trazem segurança aos empresários, seus familiares e funcionários, com um custo bastante atraente. Possuímos produto na linha de benefícios, o Cartão Alimentação (Accredito) que facilita ao empresário disponibilizar o benefício ao funcionário, sem custo operacional. Temos uma importante parceria com a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Ferramenta fundamental no processo de venda e concessão de crédito, minimizando o risco de inadimplência. E, como destaque, efetuamos a emissão de Certificado Digital, que é uma obrigatoriedade legal da empresa. A Acib foi reconhecida recentemente como AR (Autoridade de Registro), em parceria com a Certisign, o que possibilitará o atendimento diário e pontual a todas as empresas da nossa cidade e região. Com valores especiais para os associados.

Candeia – Um ganho para a Acib em 2018 foi a instalação do Sebrae Aqui. Quais os serviços prestados?
Roberto – O Sebrae Aqui é fruto de uma importante parceria entre Acib, prefeitura de Bariri e Sebrae Bauru. Acreditamos e vemos nos resultados apresentados neste ano que a união destas três instituições trouxe muitos benefícios e facilidades para o dia a dia das empresas. Com foco em potenciais empresários e empresários formalizados, o Sebrae Aqui oferece formalização do MEI (Micro Empreendedor Individual), alterações dos dados cadastrais das empresas (MEI), realização da declaração anual de emissão de nota fiscal, geração de guias (DAS), orientação e atendimento para potenciais empresários e empresários formalizados, realização de palestras, curso, oficinas e consultorias, realização de diagnósticos Sebrae e divulgação dos produtos dos parceiros (Acib, prefeitura e Sebrae).

Candeia – Que ambiente econômico o senhor espera para 2019 para o Brasil e para Bariri?
Roberto – Espero um ambiente de mudanças, tanto na política quanto na economia, de forma que o País volte a crescer, trazendo melhores resultados tanto para os empresários quanto para a população em geral. Com isso, certamente teremos uma movimentação melhor em todos os setores da economia, gerando empregos e renda, tirando o País do marasmo em que se encontra. Importante ressaltar que todo remédio é amargo e considerando que o estrago que foi feito é muito significativo, deixando praticamente 14 milhões de desempregados, os ajustes necessários certamente não agradarão a todos, principalmente àqueles que usam a política para benefício próprio ou partidário. Para continuar da forma que ficou até o momento nós já conhecemos o resultado, então precisa ser feito diferente.