
A equipe do Sesi de Bariri, orientada pela professora Sara, segue agora para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) | Foto Divulgação
No último sábado (15), o time Sesi Corporação 143 brilhou na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade Prática de Resgate – Nível 2, realizada no salão de eventos do campus da USP em São Carlos.
A equipe, composta por estudantes do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Sesi de Bariri conquistou o 1º lugar na etapa regional SANCA 2, somando um total de 402 pontos — resultado da soma dos dois melhores desempenhos nos três rounds da competição.
O grupo é formado pelos alunos Lucas Grella Boiani e Vinícius Costa Ferraz, ambos do 8º ano, Murilo Alcaraz Romualdo e Luís Felipe Ultramare Gasparoti, do 9º ano. A equipe foi orientada pela técnica Sara Zerbinatti, orientadora de Educação Digital (OED), que acompanhou os jovens durante toda a preparação.
A OBR é uma das principais portas de entrada dos estudantes no universo da Ciência e Tecnologia. Na modalidade Prática de Resgate, os competidores devem desenvolver e programar robôs autônomos, capazes de simular o resgate de vítimas em cenários de desastre. Os robôs precisam demonstrar agilidade e autonomia para superar obstáculos imprevisíveis, como: rampa, gangorra, passagem, lacuna, interseção com ou sem marcações, lombada, linha de chegada.
Durante a disputa, as equipes tiveram três rodadas de 300 segundos para que seus robôs realizassem o percurso com eficiência. A conquista reforça o compromisso do Sesi com a promoção da cultura digital, do pensamento computacional e do trabalho em equipe, além de destacar o talento e a dedicação dos estudantes que se destacam em desafios de alta complexidade.
Agora, com a vitória na regional, o time segue confiante para a etapa estadual, levando consigo não apenas as medalhas, mas também a experiência e o entusiasmo que movem a educação inovadora. (Texto: Equipe do Sesi Bariri)
























