
Capitão Américo Martins Júnior falou a educadores de cinco municípios da região sobre a importância do planejamento e da atuação rápida (Alcir Zago/Candeia)

Representantes de escolas de Bariri, Bocaina, Boraceia, Itaju e Itapuí assistiram na manhã de quarta-feira (7) à palestra com o capitão da Polícia Militar (PM) Américo Martins Júnior sobre segurança nas unidades de ensino.
A atividade foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Bariri (Acib). Os cinco municípios fazem parte da 3ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar do Interior, sediada em Bariri.
De acordo com Américo, comandante da 1ª Cia. de Jaú e especialista no assunto, não existe uma receita pronta para o enfrentamento de eventuais casos de agressores invadirem um colégio pelo fato de que as realidades são diferentes de escola para escola.
No entanto, chamou a atenção para que seja feito planejamento e treinamento de atuação rápida em caso de possíveis ataques.
O oficial da PM citou, por exemplo, que pessoas externas ao ambiente escolar não devem ter acesso direto a salas de aula. Há escolas em Bariri em que não existe separação da secretaria para as salas.
Outra medida é o reconhecimento por toda a equipe escolar dos locais internos da escola e a elaboração de planta e croqui para que policiais, por exemplo, tenham conhecimento das entradas e saídas.
Segundo o palestrante, os professores devem estar atentos ao comportamento dos alunos. Mudanças repentinas podem ser um indicativo de que algum ataque esteja sendo planejado.
Américo disse que, caso algum agressor invada a unidade de ensino, a primeira atuação caberá ao policiamento local. Por isso, é importante manter contato direto com os policiais militares que trabalham na cidade e pedir auxílio na definição de medidas de segurança.
O palestrante mencionou vários casos de ataques a escolas no Brasil e outros países do mundo. Em boa parte deles os agressores foram vítimas de bullying e costumavam dar publicidade aos ataques enquanto os realizavam.
























