
Esta semana, os alunos e professores envolvidos no projeto estiveram na Associação Quilombo, para palestra e roda de conversa sobre cultura afro (Divulgação)
Parceria entre a EE Profª Ephigênia Cardoso Machado Fortunato e a Associação Cultural Quilombo de Bariri resulta em projeto de estudo da história afro-brasileira e indígena aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.
O projeto intitulado “Entre Aldeias e Quilombos: Saberes, Cores e Vozes” é de iniciativa do professor de Artes, Lauan Silva. Segundo ele, o objetivo é promover e valorizar, no espaço escolar, as matrizes culturais afro-brasileiras e indígenas.
Para desenvolver o projeto, uma série de ações está prevista como apresentação do tema nas aulas de Arte; pesquisa e apresentação em grupo; oficinas de arte, roda cultural com integrantes da Quilombo; integração interdisciplinar (História e Geografia); e exposição escolar dos trabalhos produzidos.
Para culminar o projeto, será realizada uma visita dos estudantes à aldeia indígena Teregua, no município de Avaí, a 101 km de Bariri. Lá eles vão conferir aspectos do modo de vida indígena; vivenciar a cultura local, como tradições, artesanatos e manifestações artísticas.
Esta semana, os alunos e professores envolvidos no projeto estiveram na Associação Quilombo, para palestra e roda de conversa sobre os saberes tradicionais e preservação cultural afro-brasileira.
Tanto para a visita à associação, como para a aldeia indígena em Avaí, os estudantes estão sendo transportados por ônibus com 46 lugares, custeado pela Quilombo de Bariri.