Composição 1_1
Composição 1_1

A Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte está lançando o projeto Esporte na Escola na tentativa de combater a evasão escolar.
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a principal causa da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão.
Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego ocupam uma quantidade de 27%. Outros 33% se dividem em situações diversas.
“Porém, dentre todos esses motivos, é importante termos em mente que nenhum desses fatores levam o aluno a evadir do dia para a noite. Contudo, na grande maioria das vezes, é a soma de diversos acontecimentos que levam ao desengajamento do aluno e acabam afetando a sua permanência na escola”, aponta a Diretoria Municipal de Educação.
As escolas utilizam diversas estratégias para motivar o aluno a continuar seus estudos. O projeto Esporte na Escola está entre elas.
Os objetivos são reduzir a evasão escolar e o número elevado de faltas, incentivar a prática esportiva e promover o desenvolvimento físico-cognitivo dos educandos e preparar os alunos para participação na Olimpíada Estudantil de Bariri (Oeba).
Segundo a equipe escolar, a ideia nasceu na Escola Municipal Prefeito Modesto Masson com o título “Masson Olímpico”.
No ano passado, para incentivar os alunos a frequentarem a escola, a equipe gestora da escola teve a ideia de oferecer aulas extras de educação física no contraturno. A unidade de ensino conseguiu excelentes resultados e o projeto foi um sucesso.
Diante disso, a Diretoria Municipal de Educação resolveu estender o projeto para todas as escolas municipais de ensino fundamental. Ele começa neste mês.
Para participar, o aluno deve ter baixo número de faltas e bom desempenho escolar. Os estudantes interessados em participar devem procurar a direção e/ou coordenação das escolas para obter mais informações.

Da Redação