posto-santa-lucia-novo-2017

Entre os protocolos indispensáveis no dia a dia das aulas estão a aferição de temperatura, álcool em gel e uso de máscara a partir dos 4 anos – Divulgação

Dia 1º de fevereiro, terça-feira, têm início o ano letivo dos 3.498 alunos da rede municipal de ensino de Bariri. As atividades serão presenciais, com protocolos de prevenção sanitária, dentro do quadro atual de Covid-19.

Entre os protocolos indispensáveis no dia a dia das aulas estão a aferição de temperatura, álcool em gel e uso de máscara a partir dos 4 anos. Alunos com sintomas gripais não devem ir à escola e a família precisa procurar atendimento médico. “É importante a compreensão e colaboração de todos”, ressalta Cristiane Polonio Galdino, coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo ela, os protocolos e os cuidados necessários para o retorno presencial foram discutidos em reunião realizada pelo Comitê Covid, terça-feira, 25.

Todos os alunos matriculados na educação infantil, educação fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos EJA) terão 100% de aulas presenciais, com frequência obrigatória. Exceto se o aluno tenha alguma comorbidade e apresente atestado ou carta médica que justifique permanecer em casa. “Quando houver essa situação, a família deverá retirar semanalmente na escola um roteiro de estudo e seguir as orientações passadas pela equipe escolar”, esclarece Cristiane.

As unidades escolares passaram por habitual limpeza mais detalhada, principalmente nas salas de aula. Segundo Cristiane, devido à pandemia, essa ação vem sendo realizada com ainda mais cuidado. “Todas as escolas possuem totens com álcool em gel em vários pontos das unidades, tapetes sanitizantes nas estradas e termômetros para aferirem as temperaturas”, comenta a coordenadora.

 

Período de adaptação

 

No primeiro dia de aula, terá horário especial somente para algumas turmas: Educação Infantil (1ª fase), período da manhã das 8h às 11h e período da tarde das 13h30 às 16h30; Educação Fundamental – Anos Iniciais (1º ano), período da manhã das 8h às 11h e período da tarde das 14h às 17h; Educação Fundamental –  Anos Finais (6º ano), período da manhã das 8h às 11h30 e período da tarde das 14h às 17h30. Demais turmas, horário normal de aula.

O Ensino Fundamental – Anos Finais continua com as aulas de 40 minutos, como foi no final do ano anterior, para garantir a higienização das salas entre o período da manhã (das 7h às 11h30) e o da tarde (das 13h às 17h30).

 

Planejamento Anual

 

Antes do início das aulas, gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino retornaram as atividades. Nos dias 28 e 31 de janeiro, os professores estão em reunião de planejamento nas unidades escolares onde lecionam.

O principal foco é a elaboração do Plano de Retomada de Aprendizagem 2022 específico de cada unidade escolar, tendo em vista que cada escola, componente curricular, turma e aluno possuem diversas características e especificidades.

Ao longo de 2022, este pode e deve ser revisto para possíveis adequações e/ou reformulações objetivando aperfeiçoamento na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem ofertados aos alunos da rede municipal.

Outro tema em pauta estão as ações de preparação das escolas para retorno dos alunos.

De 02 a 04 de março, equipes gestoras e docentes da rede municipal de ensino vão participar de capacitação oferecida pelo Sistema SIM | FTD.