(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Usina AES Tietê Bariri completa 55 anos de operação

16 out, 2020

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Em funcionamento desde 1965, a Usina Hidrelétrica Álvaro de Souza Lima, chamada Usina Bariri, pertencente à AES Tietê, completa 55 anos de operação.

Segunda barragem de aproveitamento do rio Tietê, a usina também é um importante polo gerador de negócios para a região.

A margem direita da usina pertence a Bariri e a margem esquerda ao município de Boraceia. Hoje o endereço fiscal pertence à Boraceia: Rodovia SP 261, km 273, s/nº Mombuca. De acordo com a assessoria da AES Tietê, a opção da empresa é manter o nome tradicional de Usina Bariri.

Por conta de sua eclusa, a usina transporta até 300 passageiros a cada eclusagem. Também é capaz de movimentar toneladas de produtos ao mês. Em maio de 2009, por exemplo, a eclusa recebeu o recorde de mercadorias: foram mais de 380 mil toneladas.

Os principais produtos transportados na usina são: soja em grão, farelo de soja, milho, cana-de-açúcar, madeira e açúcar.

Com uma barragem de mais de 856 metros de comprimento e três turbinas, a usina gera um total de 136,5 MW de energia, suficiente para abastecer aproximadamente 453 mil casas.

Para movimentá-la, são necessários 14 profissionais, além de outros 17 responsáveis pela manutenção das máquinas desta e de outras duas usinas controladas pela AES Tietê (Barra Bonita e Ibitinga).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da AES Tietê

Foto da construção da Usina Hidrelétrica Álvaro de Souza Lima, chamada Usina Bariri, hoje pertencente à AES Tietê – Divulgação

Segunda barragem de aproveitamento do rio Tietê, a usina também é um importante polo gerador de negócios para a região – Divulgação

 

Informações técnicas UHE Bariri:

 

UHE Bariri Entrada em operação: 1965

Localização: Rio Tietê – Rod. Bariri/Boracéia, km 12 – Boracéia (SP)

Reservatório: área de 63 km² e volume de 607 x 106 m³

Tipo de operação: Reservatório fio d’água

Barragem: tipo Terra/Concreto, comprimento: 856,25 m

Usina despachada centralizadamente e pertencente à rede de operação

Usina automatizada, não telecomandada

Turbina: tipo Kaplan de eixo vertical, queda bruta de 24 m

Gerador: tipo Umbrella de eixo vertical

Potência instalada: 2 x 47,7 e 1 x 41,4 = 136,8 MW (corresponde a 5,2% da AES Tietê)

Energia assegurada: 66 MW médio (corresponde a 5,2% da AES Tietê)

Serviço ancilar: Black start

Vertedouro: tipo Comporta de superfície e descarga total de 6 x 431 = 2.856 m³/s

Vertedouro: tipo Comporta de fundo e descarga total de 2 x 853 = 1.706 m³/s

Número de Turbinas: 3

Número de Circuitos: 6

Tensão Nominal da SE contígua a UHE: 138 Kv ligada as DITs (Demais Instalações de Transmissão), que não pertencem à rede de operação

Cota Máxima Útil: 427,50 m

Cota Mínima Útil: 426,50 m

Tem eclusa: Núcleo do departamento hidroviário fica dentro da usina. Exigência de 95% de disponibilidade por concessão

Funções primárias: Geração de energia elétrica e Eclusagem de embarcações

Funções secundárias: Black start: Capacidade de autorrestabelecimento integra.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da AES Tietê

 

Sobre a AES Tietê

 

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia

 

Fonte: www.aestiete.com.br

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
09 05 26 Zoomed
09 05 26 Larissa Moraes
21 03 26 Camila Slompo
23 05 2026 Agro Regional
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...