Vanessa Couto Ruiz, da Cacau Show: “esperamos uma curva ascendente de retomada do varejo” – Alcir Zago/Candeia
Há três anos Lena Flores registra maior procura em opções de presentes para o Dia dos Pais, como cestas feitas especialmente para eles – Alcir Zago/Candeia
Loja O Boticário montou kits e combos especiais como opções para o presente do papai – Alcir Zago/Candeia
Diferentemente do Dia dos Pais de 2020 e de outras datas festivas do primeiro semestre deste ano, a data relacionada aos pais em 2021 tem como diferencial a maior abertura do comércio e do setor de prestação de serviços.
Conforme decretos estadual e municipal, no momento as lojas podem receber até 80% da capacidade de consumidores. Além disso, de acordo com o ramo de atuação, o horário de funcionamento vai até as 24h.
Essa mudança e também o avanço da vacinação, com redução dos casos e de óbitos relacionados à Covid-19, têm animado lojistas para boas vendas no Dia dos Pais, data que será comemorada amanhã (8).
“Com o avanço da vacinação e essa data tão especial, esperamos uma curva ascendente de retomada do varejo”, prevê Vanessa Couto Ruiz, fraqueada da Cacau Show de Bariri.
A lojista aposta em opções que harmonizam com o papai, especialmente os lançamentos da linha Gourmet em três versões (chocolates artesanais), linha Bendito (chocolates intensos) e linha Cacau Bar (chocolates e destilados). Há presentes a partir de R$ 18,90.
A estimativa também é positiva na loja O Boticário. A vendedora Aline Ferraz diz que a loja superou as metas de vendas no Dia das Mães (maio) e no Dia dos Namorados (junho) deste ano.
Para o Dia dos Pais, com expectativa ainda maior, o estabelecimento montou kits e combos especiais. Com o objetivo de atrair maior número de consumidores, O Boticário apostou em sorteio para a data. Quem comprar produtos na loja acima de R$ 100,00 preenche um cupom e participa.
Sorteio também é uma das ações de venda desenvolvidas pela Alabama Store. A proprietária, Adriana Gonzalez, destaca que os consumidores que efetuarem suas compras participarão do sorteio de um combo de produtos no dia 1º de setembro.
Para o Dia dos Pais, a expectativa é positiva. “Acreditamos que haverá incremento de vendas de 30% com relação aos meses anteriores”, estima Adriana. “A loja toda está com 20% de desconto para pagamento no dinheiro ou Pix ou 10% de desconto para pagamento no cartão de credito.”
Em datas como o Dia dos Pais, a Lena Flores tem focado a atenção nos homens e não apenas nas mulheres. A proprietária, Mariana Corbetta, conta que há três anos houve aumento na procura de presentes para o público masculino.
Há quem aprecie o cultivo de plantas como bonsai e suculenta, mas a loja agregou itens para agradar ao gosto dos homens. A Lena Flores monta cestas de café da manhã com plantas, bebidas (uísque, cerveja e vinhos), aperitivos, chocolates para combinar, entre outros itens.
Redes sociais
Na fase mais aguda da pandemia do novo coronavírus, com restrições impostas pelos governos em relação à presença de consumidores no interior do comércio, os lojistas em Bariri tiveram de pensar em maneiras criativas para manter e impulsionar as vendas.
A loja O Boticário utilizou o WhatsApp para divulgar as novidades e as promoções do estabelecimento.
Aline Ferraz conta que muitos consumidores chegavam até o local e pediam determinado tipo de produto.
Mas outros queriam entrar no estabelecimento para sentir as flagrâncias e escolher algum item. Para esse segundo grupo de consumidores, a maior flexibilização da abertura comercial vem em boa hora.
Pelos tipos de produtos com os quais trabalha, a Lena Flores também depende da presença do consumidor para determinadas vendas. Mariana relata que a partir de maio, com a diminuição das restrições, o movimento de pessoas aumentou. As vendas online, ferramenta utilizada para alavancar vendas, foram mantidas na loja.
Os meios remotos também foram a saída encontrada pela Cacau Show. “Desenvolvemos os canais digitais e delivery para podermos estar perto dos nossos clientes”, diz Vanessa. “Continuamos nas redes sociais e no WhatsApp, mas nada como o olho no olho, estávamos todos com saudades. Seguindo todas as normas de segurança para recebermos nossos clientes com alegria e segurança.”
O mesmo cenário é descrito por Adriana Gonzalez, da Alabama Store. No início da pandemia, com as restrições para o atendimento ao público, o estabelecimento investiu em postagens no Instagram e Facebook e plataformas de vendas pela internet.
Agora, a presença físicas das pessoas aumentou, já que elas podem entrar na loja, verem os produtos, provar e escolher.