Composição 1_1
Composição 1_1

Entidades agora podem participar de editais específicos da cultura, o que possibilita a conquista de mais recursos para o município (Divulgação)

O programa Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, certificou dois projetos locais: a Associação EducArte e a Escolinha de Skate de Bariri
As certificações foram emitidas pela plataforma federal da Rede Cultura Viva, em junho. A conquista reconhece o trabalho realizado pelas organizações, que promovem a cultura, a educação e a transformação social em Bariri.
Agora elas podem participar de editais específicos voltados para a cultura, o que possibilita aumento de recursos destinados a projetos culturais em Bariri. Esses recursos darão continuidade e ampliação de atividades, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas.

Associação EducArte

A Associação EducArte é uma entidade sociocultural sem fins lucrativos, criada por artesãs, socioeducadores, artistas e voluntários. A associação tem como objetivo formar baririenses em habilidades artísticas, socioeducativas e de geração de renda, promovendo a cultura e fomentando a economia criativa local.
Outro projeto significativo é o “Trilhando Águias”, que em 2023 e 2024 realizou ações informativas, sociais e culturais para crianças em vulnerabilidade social, atendendo cerca de 40 crianças no Clube Recreativo durante os meses de férias escolares.

Escolinha de Skate de Bariri

Fundada por Thiago Paleari, a Escolinha de Skate de Bariri é um centro de transformação social para jovens e crianças, atendendo aproximadamente 50 alunos com idades entre quatro e 16 anos.
A escola utiliza o skate e o hip-hop como ferramentas de mudança, oferecendo um programa diversificado que inclui atividades socioculturais, aulas de hip-hop, informática, inglês e atendimento médico especializado. (Fonte: Mauê Duarte – Ativaz Produções)