
Pré-lançamento de livro feito pela LAV ocorreu na terça-feira, dia 14, na Diretoria Regional de Assistência Social e Desenvolvimento Social de Bauru (Divulgação)
A Organização da Sociedade Civil LAV (Lar, Amor e Vida) desenvolveu, em parceria com Ágata Silva e Quéren Vieira, o Livro da Vida, material pensado especialmente para ser utilizado com crianças e adolescentes em acolhimento familiar ou institucional.
Na terça-feira (14), a equipe da LAV esteve na Diretoria Regional de Assistência Social e Desenvolvimento Social (Drads) de Bauru para realizar o pré-lançamento do livro e apresentar o processo de implementação do Serviço de Família Acolhedora de Bariri – A-COR-DAR.
O encontro contou com diretores da Assistência Social dos municípios vinculados à Drads Bauru e de outras regionais, sendo um importante espaço de troca sobre os desafios e potencialidades da implantação do serviço em municípios de porte pequeno II.
O Serviço de Família Acolhedora tem como objetivo acolher temporariamente crianças e adolescentes em um ambiente familiar, garantindo um olhar individualizado e assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.
Entre os 39 municípios que compõem a regional da Drads Bauru, apenas quatro executam o serviço — e Bariri é um deles.
A Convenção Nacional da Infância e Juventude (CNJ) estabeleceu como meta que, até 2027, pelo menos 25% dos acolhimentos sejam realizados em famílias acolhedoras. Atualmente, o índice é de aproximadamente 6%.
Com a execução do Serviço A-COR-DAR, a LAV contribui ativamente para que essa meta se torne realidade e para que os rumos da infância e adolescência no país avancem rumo a uma nova forma de cuidado — mais humana, afetiva e transformadora.
























