(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Cidade: Nos últimos 75 dias choveu somente 7 mm em Bariri

7 ago, 2024

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

A estiagem afeta os reservatórios de água e as plantações, provocando apagões de energia, desabastecimento, colheitas reduzidas e incêndios .

 

Segundo dados do pluviômetro da Della Coletta Bioenergia (DCBio) nos últimos 75 dias choveu somente 7 milímetros em Bariri. A única chuva registrada neste período foi no 1º de julho, com esse volume de água.

Antes, em abril, o índice pluviométrico foi de 17mm. No mês de maio inteiro choveu 11 mm de volume de chuva. E, em junho, não foi registrada uma gota de chuva.

Bariri e todo o interior de São Paulo vem sofrendo com a falta de chuva. De acordo com o equipamento do DCBio, a média histórica de chuva em Bariri nos meses de junho e julho é de, respectivamente, 45,6 mm e 26,9 mm.

Ainda segundo os dados, desde o início do ano Bariri recebeu 346 mm de chuva, bem abaixo da média história do período, que é de 904,1 mm.

Ou seja, mesmo sendo esperado pouco volume de chuva nesse período, a estiagem registrada em 2024 deve trazer consequências negativas para a os seres humanos, lavoura e à economia.

 

Causa e consequências

 

A Climatempo explica que o ar seco e quente predomina sobre estado de São Paulo por causa da alta pressão atmosférica, que cria um bloqueio e impede a formação de nuvens de chuva.

A estiagem afeta os reservatórios de água e as plantações, provocando apagões de energia, desabastecimento, colheitas reduzidas e, consequentemente, inflação nos insumos de energia, combustível e alimentos.

E quanto mais tempo sem chuva, mais seco o ar vai ficando, gerando dificuldade para respirar e trazendo problemas para as plantações.

As mudanças climáticas – que intensificam a estiagem e ondas de calor extremo – são um dos principais impulsionadores do aumento da atividade dos incêndios.

 

Climatempo: vem frente fria em São Paulo

 

Segundo a Climatempo, quarta-feira (07) deve registrar forte frente fria no Sul do Brasil, que vai avançar em direção ao Sudeste na quinta-feira (08); com o deslocamento do sistema o tempo muda em todo o estado de São Paulo no final desta semana!

Os ventos aumentam nesta quinta em todas as áreas do estado de São Paulo, conforme o sistema se desloca.

São previstas rajadas em torno de 40 a 50 km/h no norte e noroeste de São Paulo e ventos de 51 a 70 km/h entre capital e o litoral.

Antes da chuva, as temperaturas ainda sobem e teremos uma manhã e um começo de tarde de quinta, bem ensolarados, com máxima de 31 °C na capital paulista.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...