Composição 1_1
Composição 1_1

Cerveja Super High Gravity se aproxima das mais alcoólicas do mundo (Divulgação)

Enquanto algumas cervejarias quebram a cabeça para incluir alguma versão sem álcool no seu portfólio, Marcelo Henrique Breda e Danilo Felippe quebram um recorde, com a cerveja mais alcoólica do Brasil.
Eles são proprietários da Zox Cervejaria, de Bariri. Com 40% ABV, a nova recordista é a Super High Gravity, da Zox.
Na verdade, os empresários estão batendo o próprio recorde: a maior marca anterior era da Beer Brandy Oak Aged 2021, da Cuesta, de Botucatu, igualmente desenvolvida por Breda.
Para se ter uma ideia da diferença para outros rótulos, uma Brahma Duplo Malte, por exemplo, tem 4,7% de álcool; a Heineken, 5%; e a Spaten, 5,2%.
Na Cuesta de 2021, a cerveja passou por uma fermentação tradicional seguida por congelamentos sucessivos, até atingir os 35%. A bebida passou ainda quase dois anos descansando em barril de carvalho francês.
Desta vez, depois da fermentação habitual, a cerveja passou pelo que o cervejeiro chama de “fermentação com alimentação contínua de mosto concentrado”. “Isso possibilitou atingir um teor de 25% ABV na fermentação, pois utilizamos uma levedura especial com alta resistência ao álcool para finalmente passar pela terceira fase, os congelamentos sucessivos, até atingirmos esse limite de 40% ABV. Considero que esta edição foi um pouco mais trabalhosa e que chegar nesse teor somente com congelamento foi bem mais difícil dessa vez.”
A cerveja base usou seis tipos de malte e duas versões de lúpulo. De cor amendoada e com elegante garrafa de 750 ml, a Super High Gravity tem um primeiro lote com apenas cem unidades, numeradas, vendidas a R$ 600, com reservas a partir de domingo (30). Um segundo lote, por R$ 650 (com 130 unidades), começará a ser comercializado em maio.
Breda recomenda o consumo em copos de 50 ml, a partir de meia dose para a degustação. A cerveja pode ser guardada na geladeira ou mesmo no armário de bebidas. “Se preferir a bebida gelada, a sugestão é que a garrafa seja mantida no freezer ou congelador de forma que seja apreciada extremamente gelada, mas sem a necessidade de pedras de gelo.”

Mundo

Campeã de álcool no Brasil, a cerveja da Zox se aproxima das mais alcoólicas do mundo, boa parte delas residentes da Escócia, terra dos uísques.
A Sink the Bismark, da Brewdog, por exemplo, tem 41% de álcool. Da mesma Escócia vem a Snake Venom (isso, veneno de cobra), com 67,5% de teor alcoólico (a cerveja é vendida inclusive com uma carta com algumas recomendações para o consumo).
É também de lá que vem a atual campeã, a Scottish Beithir Fire, com potentes 75% de álcool (e também com um aviso de “advertência” na embalagem).
Apesar da Super High Gravity, Breda conta que também desenvolve cervejas “low alcohol”. Há alguns anos desenvolvemos cervejas sem glúten e com menos de 2% ABV, além de atualmente produzir algumas sours de baixo teor alcoólico”, afirma. Zero álcool, porém, ainda não está em seus planos.
Para adquirir a cerveja de 40% ABV, é preciso entrar em contato com a Zox Cervejaria pelo seu perfil, @zoxcervejaria. É possível fazer o pedido também pelo email de Breda, mhbreda@hotmail.com. A Zox fica na Avenida José Jorge Resegue 1.146 (Avenida do Lago).  (Fonte: Folha de São Paulo)