
As relíquias e a réplica chegam na quinta-feira (29), às 15h, e permanecem na Igreja Matriz até sexta-feira (30), para veneração, hora santa, missas e carreata (Divulgação)
Nesta quinta-feira (29), chegam a Bariri as relíquias de São Vicente de Paulo, bem como a réplica em cera do corpo do santo. Elas ficarão expostas até sexta-feira (30), na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, na área central da cidade.
De acordo com Padre Ériko Nogueira, somente quatro paróquias da Diocese de Jaú devem receber as relíquias e a de Bariri é uma delas, uma vez que foi escolhida como centro de peregrinação no Ano Jubilar 2025.
A visita tem início às 15h, na quinta-feira, com a acolhida das relíquias em frente à Igreja Matriz, seguida de celebração de missa solene. Após a celebração, das 16h às 19h, elas permanecem expostas para veneração e hora santa.
Na sexta-feira (30), das 7h às 12h, será mais um período para veneração e hora santa. Às 12h, será celebrada missa solene e, em seguida, uma carreata até o trevo principal de Bariri acompanha a despedida das relíquias.
Peregrinação das relíquias
A peregrinação das relíquias faz parte das comemorações dos 400 anos da Congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo. O objetivo é que as relíquias passem por todas as dioceses do Brasil, até março de 2028.
As três relíquias de São Vicente de Paulo são uma costela do santo (relíquia de primeiro grau), um fragmento de uma túnica litúrgica usada por ele (relíquia de segundo grau) e uma carta escrita por ele a Santa Luísa de Marillac.
Além disso, há também a presença de uma réplica do corpo de São Vicente de Paulo em cera. Ela veio de Roma, tem o propósito de divulgar a espiritualidade vicentina e levar os fiéis a despertar o desejo de conhecer a vida de São Vicente de Paulo, o padroeiro das Associações de Caridade.