Composição 1_1
Composição 1_1

José Sérgio de Almeida – Cedida/Arquivo Pessoal

O Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) elegeu José Sérgio de Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para a presidência do grupo de trabalho sobre Simulação Espacial. O engenheiro brasileiro permanecerá à frente de discussões sobre testes de satélites e naves espaciais durante 2019 e 2020, período em que terá como vice-presidente o representante da NASA.

Criado em 1964 nos Estados Unidos, o grupo atualmente reúne as principais agências e empresas da área espacial do mundo para avaliar tecnologias de simulação das condições de voo orbital.

“Procedimentos de testes de voo de satélites, operação de câmaras vácuo-térmicas mais complexas, segurança de pessoal e da nave espacial durante os testes, treinamento do corpo técnico, manutenção dos laboratórios, atualização sobre novos equipamentos disponíveis no mercado, problemas e acidentes ocorridos durante os testes etc.”, explica o especialista do INPE, sobre os temas tratados no AIAA.

“Entre os participantes do grupo, além da NASA, estão a ESA, Boeing, JAXA, Lockheed Martin, Northrop Grumman, Thales Alenia, Airbus, MIT, Agência Espacial Canadense, entre outros, gerando uma oportunidade bastante valiosa para o INPE em termos de atualização nos procedimentos e nas práticas de desenvolvimento de testes de voo em satélites”, diz Almeida.

O engenheiro atua no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, que possui instalações únicas no Hemisfério Sul para os ensaios de simulação espacial exigidos antes do lançamento de um satélite. Nos últimos meses, o LIT/INPE realizou simultaneamente os testes para colocar em órbita dois satélites: CBERS-4A e Amazonia-1, um fato inédito para o Programa Espacial Brasileiro.

Fonte: Inpe

Câmara de simulação espacial do INPE – Divulgação

Cientista baririense José Sérgio de Almeida fala ao Candeia. Click e confira entrevista. 

José Sérgio de Almeida é um dos mais conceituados cientistas brasileiros. Formado engenheiro mecânico pela USP – Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos (SP), fez pós-graduação no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos (SP) e na Universidade Internacional do Espaço, Strasbourg, França. É Ph.D. em Engenharia Mecânica – Radiação Térmica, pela Universidade de Loughborough, Inglaterra. É responsável pelo Laboratório de Simulação Espacial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe desde sua implantação. Participou dos testes de voo dos satélites brasileiros, e também os de cooperação internacional tais como o programa CBERS com a China, o Brasilsat com o Canadá e como coordenador na campanha de qualificação para lançamento e voo do satélite Aquarius/SAC-D com os EUA-Nasa e Argentina. Coordenador das campanhas de testes ambientais para qualificação dos experimentos científicos da Missão Centenário em 2006 (primeiro astronauta brasileiro) para a Estação Espacial Internacional – ISS. Atual presidente do Working Group on Space Simulation – American Institute of Aeronautics and Astronautics – AIAA. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação espacial, câmaras vácuo-térmicas, testes ambientais de satélites, testes vácuo-térmicos. Professor da Agência Espacial Brasileira – AEB e da Universidade Internacional do Espaço – ISU.
José Sérgio nasceu em Bariri em abril de 1954. É casado com a professora baririense, Maria Inês Palamin de Almeida, e pai de dois filhos, Juliana e Danilo.