Composição 1_1

Sede administrativa do Saemba: empresas de vários estados brasileiros participaram das licitações (Arquivo/Candeia)

Em setembro de 2022 a Divisão de Administração e Finanças do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba) implementou a política de realizar preferencialmente procedimentos de compras e contratações por meio de pregão eletrônico.

Conforme a assessoria de comunicação do Saemba, nesse período foi possível verificar uma economia de R$ 2,8 milhões. A conta é feita levando-se em consideração a diferença entre as pesquisas de preços feitas e os valores homologados nas licitações.

No caso da autarquia baririense, algumas disputas tiveram a participação de empresas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O pregão eletrônico é uma ferramenta prevista na legislação para a realização de compras e contratações pelos órgãos públicos. Dentre suas vantagens, a modalidade de pregão eletrônico trouxe mais transparência aos processos licitatórios, facilitando a realização das propostas, garantindo melhor custo-benefício, segurança e clareza.

Sua estrutura online permite a participação de fornecedores das mais diversas localidades do País.