De 15 a 26 de outubro, grupo de 47 pessoas participou de peregrinação à Terra Santa, em Israel, em comemoração ao jubileu sacerdotal (25 anos) de Dom Paulo Cezar Costa, 51 anos, bispo diocesano de São Carlos.
Com o tema Terra Santa – nos Passos de Jesus e Maria, a peregrinação contou com a participação do próprio Dom Paulo, como guia espiritual; do bispo auxiliar de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina e de seis sacerdotes da diocese (Antônio Aparecido de Marco Filho, Marcelo Aparecido de Souza, Jorge João Aparecido Nahra, Márcio André Massola Gaido, Antônio Alves Pinto e André Cristiano Zacheu).
Os demais peregrinos eram de diferentes cidades como São Carlos, Ibitinga, Bariri, Bauru, Araraquara, Américo Brasiliense, Matão, Sertãozinho e Rio de Janeiro. A agência responsável pela peregrinação foi a Catedral Viagens, com sede na cidade de Campinas.
Além de acompanhar e orientar o grupo de peregrinos pelos locais da Terra Santa, Dom Paulo e Dom Eduardo mantiveram contato diário com fiéis nas redes sociais. Através de uma espécie de “diário de bordo” transmitiam lives acerca dos lugares visitados. Padres e peregrinos também participaram das transmissões.
Bispos e sacerdotes celebraram missa diariamente em locais de significado litúrgico como Monte das Bem Aventuranças, Igreja da Anunciação (oração do Angelus), Deserto da Judéia, Jericó, Igrejas de São João Batista, São Pedro Gallicantu, Santo Sepulcro e Emaus.
Ao longo dos doze dias de peregrinação, o grupo visitou lugares e cidades inesquecíveis como Tel Aviv, Java, Cesaréia Marítima, Galiléia, Tiberíades, Caná, Nazaré, Monte Tabor, Beit Shean, Qumran, Mar Morto, Kasser Yahud, Jericó, Jerusalém, Ein Karem, Belém, Montes das Oliveiras, Monte Sião, Cidade das Muralhas e Emaús.
Bariri na Terra Santa
De 5 a 16 de novembro, grupo de baririenses fará peregrinação na Itália e Terra Santa. Cerca de 40 peregrinos locais confirmaram participação no roteiro que terá como guia espiritual o pároco Ériko Thiago Nogueira.
Entre os lugares e cidades que integram a peregrinação destaque para Roma (com audiência com o Papa Francisco), Tela Aviv, Magdala, Nazaré, Monte das Bem Aventuranças, Cafarnaum, Tiberíades, Galiléia, Caná, Monte Tabor, Mar Morto, Jerusalém, Belém e Emaús.