Composição 1_1
Composição 1_1

Neste domingo (02), as paróquias de Bariri iniciam a programação da Semana Santa com a celebração de Domingo de Ramos. A partir de quinta-feira (6), as atividades se voltam para o Tríduo Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Padre Ériko Thiago Nogueira, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, na região central, celebra a festa de Ramos, a partir das 8h30, com missa solene, benção dos ramos e, com saída da Igreja Matriz, haverá procissão de Ramos.
A Paróquia do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Nova Bariri, programou dois momentos para a Festa de Ramos. Pela manhã, a partir das 8h30, Padre Leandro Pimentel fará a benção dos ramos, no pátio da Capela de São João Batista do Trevo, seguida de procissão até o Santuário. Aí será celebrada a Missa de Ramos. À noite, às 19h, será celebrada Missa da Juventude, também no Santuário.
A Paróquia de Santa Luzia, nos altos da cidade, programou a celebração de Ramos no período da tarde, a partir das 16h. Padre Carlos Menezes Jr. inicia com a bênção dos ramos em frente à Igreja de Santa Luzia e, em seguida, procissão até a praça da Igreja de São José. No local, será celebrada missa campal de Ramos.

Semana Santa e Tríduo Pascal

De Segunda a Quarta-Feira Santa (03 a 05 de abril), a paróquias programaram celebrações referentes à Semana Santa. Apesar de comuns, as atividades diferem em dias e horários em cada paróquia.
Entre as celebrações previstas neste período, estão as Sete Palavras de Senhor na Cruz; Oração das Mil Misericórdias; As Sete Dores de Maria; Procissão do Encontro Doloroso; Procissão da Penitência; Missa dos Enfermos; Missa da Juventude; e Missa da Esperança.
De Quinta-Feira Santa ao Sábado de Aleluia (06 a 09 de abril), as paróquias realizam a celebração do Tríduo Pascal, que incluem a Ceia do Senhor, Lava-pés; Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor; e Vigília Pascal.
Finalmente, no Domingo de Páscoa (09), as comunidades católicas comemoram a Ressureição do Senhor com celebrações eucarísticas em horário regular de cada paróquia.

As Paróquias de Nossa Senhora das Dores e Santuário celebram Domingo de Ramos pela manhã (8h30); na Santa Luzia, a celebração é às 16h.

Da redação