Composição 1_1
Composição 1_1

Neste final de semana, as paróquias de Bariri encerram as celebrações com vigília e missas de Páscoa. Durante a semana, as comunidades cumpriram programação da Semana Santa e Tríduo Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Sábado (8) as paróquias celebram a Vigília Pascal que, segundo a Igreja Católica, é a reafirmação comunitária da fé na ressurreição. É a celebração da vitória da vida sobre a morte. Depois de um dia de silêncio e meditação sobre a paixão e morte de Jesus, a comunidade cristã exulta a Páscoa da ressurreição do Senhor.
Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na região central, Padre Ériko Thiago Nogueira realiza a cerimônia da festa da ressurreição a partir das 19h, na Igreja Matriz.
Padre Carlos Menezes Jr., da Paróquia de Santa Luzia, nos altos da cidade, às 19h30, inicia a celebração com a bênção do fogo, na praça defronte à Escola Joseane Bianco, seguida de procissão até a Igreja de Santa Luzia. Por volta das 20h30 começa a solenidade de Vigília Pascal.
Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Nova Bariri, Padre Leandro Pimentel coordena os ritos da Vigília Pascal, a partir das 20h, no Santuário.
Domingo de Páscoa (9), as três paróquias seguem programação normal de missas dominicais. Neste dia a Igreja celebra a Ressurreição de Jesus e a sua primeira aparição entre seus discípulos.
A Páscoa, no entanto, é uma festa milenar. Já era comemorada antes da época de Jesus Cristo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por ter sido libertado da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos.

As paróquias de Bariri iniciaram a programação da Semana Santa com a Festa de Ramos; as celebrações reuniram grande número de fiéis.

Da redação