Composição 1_1

Momento em que comporta é fechada, permitindo o enchimento do lago – Rosana Acçolini/Candeia

A prefeitura de Bariri fechou na tarde de quarta-feira, dia 19, a comporta do Lago Municipal Prefeito Acácio Masson. Com isso, o espelho d’água começou a se formar novamente. A previsão é que o enchimento ocorresse até o Natal.

O esvaziamento do lago ocorreu em abril. A retirada da terra teve início em meados de julho, logo que o prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB) assumiu o cargo.

Além do desassoreamento, foram feitas outras obras, como comporta, base para a comporta e arco. O dispositivo permitirá futuros esvaziamentos do lago de forma mais rápida.

Também houve modificação da ilha e construção de passarela de madeira entre a margem do lago e a ilha.

Algumas madeiras foram danificadas durante a semana, mas o material foi substituído. O Corpo de Bombeiros não exige auto de vistoria para esse tipo de construção porque se trata de um local aberto, sem controle do fluxo de público. A responsabilidade pela segurança da passarela é integralmente do Executivo.

O Candeia entrou em contato com a prefeitura para saber o custo das obras até o momento. A informação dada ao jornal é que como cada obra foi feita separadamente e em tempos distintos não havia uma conta final a ser apresentada. A limpeza do lago foi feita pela Diretoria Municipal de Infraestrutura.

Árvore de Natal foi montada na ilha; acesso por passarela de madeira – Alcir Zago/Candeia