
A entrega do Prêmio ‘Mais Influentes do Setor’ foi realizada terça-feira (11), no Espaço Bella Città, em Ribeirão Preto (Divulgação)
O empresário José Roberto Dalla Coletta, 71 anos, foi reconhecido na categoria ‘Mais Influentes do Setor’ na edição 2026 do Prêmio MasterCana Centro Centro-Sul & Social. A cerimônia foi realizada na terça-feira (11), no Espaço Bella Città, em Ribeirão Preto.
O Prêmio MasterCana destaca usinas, marcas e personalidades de destaque no setor bioenergético regional, premiando inovações tecnológicas, gestão agrícola e projetos socioambientais de usinas paulistas.
Roberto Coletta é presidente do conselho de administração da Della Coletta Bioenergia (DCBio), empresa cuja história está diretamente ligada a Bariri. A companhia teve origem em 1953, quando os irmãos Della Coletta instalaram um engenho de aguardente na Fazenda Bom Jesus, em Cordeirópolis. Quinze anos depois, em 1968, o engenho foi transferido para Bariri em busca de maior área para o cultivo de cana-de-açúcar e expansão da produção.
A atuação de Roberto Coletta na administração da empresa teve início em meados da década de 80, quando egresso do Banco do Brasil, assumiu o departamento de economia e finanças da ainda destilaria. A partir de 1997, como diretor presidente, liderou a transformação em Della Coletta Bioenergia, com produção de etanol e açúcar.
Durante sua gestão a empresa aumentou faturamento para R$ 280 milhões/anuais; implantou a governança corporativa e passou de uma sociedade limitada (Ltda.) em sociedade anônima (S/A), constituindo holdings familiares.
A partir de 2020, integrando o Conselho de Administração da DCBio, se afastou de forma gradual da área operacional e passou a atuar como elo entre os acionistas e a gestão executiva. Hoje exerce a presidência do órgão.
Ao justificar a honraria ao empresário, o Prêmio MasterCana destacou “sua contribuição, visão e resultados que ajudam a fortalecer e transformar o segmento. É uma homenagem a quem constrói, diariamente, o presente e o futuro da bioenergia no Brasil”.





















