
Os acadêmicos podem utilizar salas que estavam ociosas na Biblioteca, para novos encontros, debates e produção intelectual (Divulgação)
Através das redes sociais, o vereador Paulo Fernando Crepaldi (PSB) anunciou a transferência da sede da Academia Baririense de Letras e Artes (Abla) para sala na Biblioteca Municipal Professora Maria Bernadete Marcondes de Almeida Tanganelli.
Ao lado dos acadêmicos Tatiane Bonini Pola (presidente) e Josan dos Santos (diretor), ele anunciou que colaborou para essa conquista. “A Abla enfrentava dificuldades para retomar suas atividades devido à situação precária do prédio onde funcionava. Agora terá um novo espaço — digno da sua história e do seu papel na valorização da nossa cultura”, ressalta o vereador.
Segundo Crepaldi foi graças à união de esforços e ao compromisso com a preservação da memória e da produção literária local, os acadêmicos podem utilizar salas que estavam ociosas na Biblioteca, para novos encontros, debates e produção intelectual.
Segundo o grupo, a conquista foi obtida com a colaboração da chefe de Cultura, Raica Spedo; da diretora de Educação e Cultura, Cinira Moreira da Silva Giaconi Mazotti; diretor de Infraestrutura, José Iraldo Androciolli Júnior, o Vavá; e do próprio prefeito Airton Pegoraro, que viabilizaram a transferência.
Crepaldi ainda enfatizou que além de Tatiane e Josan, o empenho da acadêmica fundadora da Abla, Valderez de Mello, foi decisivo para a conquista.
“A literatura é viva, e nossa cidade volta a respirar esse ar com mais força. Seguimos trabalhando, com responsabilidade e respeito, para valorizar aquilo que nos faz únicos: nossa identidade, nossa história e nossa cultura”, finalizou.