(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Cultura: Documentário resgata atuação heroica de Teixeirinha

25 nov, 2024

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

O documentário explora não apenas a história do protagonista, mas também questiona como heróis como Teixeira são esquecidos pela história oficial.

 

Através da lei de incentivo cultural Paulo Gustavo, dia 22, sexta-feira, foi lançado o documentário “Teixeira: O Herói de uma História (quase) esquecida”, que resgata a atuação heroica de José Teixeira durante a epidemia de gripe espanhola (1918/1919).
O curta metragem foi produzido pelo Museu Mário Fava, em parceria com a Ativaz Produções. Integram a equipe de produção Murilo Silva, José Augusto Barbosa Cava (Cavinha); Giovanni Franco; Camila Antoniazzi; Aline Rodrigues, Sarah Spirito; Bruna Delfito; Noemi Rodrigues e Ludmila Almeida.
Com duração de 15 minutos, o filme transporta o espectador para o ano de 1919, quando a epidemia de gripe espanhola devastou a cidade. Nesse contexto, destaca-se José Teixeira, um jovem negro de 21 anos, que enfrentou os desafios com bravura e altruísmo, assumindo a responsabilidade de cuidar de enfermos abandonados em meio ao caos.
A narrativa é tecida com imagens cuidadosamente reconstruídas e narrações que evocam o espírito de solidariedade que marcou a trajetória de Teixeira.
O documentário, narrado por Cavinha, pesquisador e memorialista de Bariri, explora não apenas a história do protagonista, mas também questiona como heróis como Teixeira, muitas vezes negros, são esquecidos pela história oficial.
Além disso, o curta presta uma homenagem à memória coletiva e destaca a importância de preservar essas histórias para futuras gerações.
“Teixeira: O Herói de uma História (Quase) Esquecida” está sendo exibido em escolas como Masson, Joseane Bianco, Professora Ângela e Colégio Max, impactando alunos entre 10 e 16 anos.
Após cada exibição, os estudantes participam de palestras conduzidas por Cavinha, que aprofunda os aspectos históricos e culturais abordados no filme, promovendo reflexões sobre o valor da memória e da empatia.
Mais do que um registro histórico, o curta é um tributo poético à coragem de José Teixeira e uma celebração do poder transformador das histórias que moldam nossa identidade coletiva.
O documentário está disponível no Youtube: Canal do Museu Mário Fava – https://www.youtube.com/watch?v=Ac7adTA-NyQ

(Fonte: Ativaz Produções)

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...