As escolas de Boraceia registraram nota 6,9 no do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgado no final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O desempenho, além de atingir a meta projetada pelo Estado, colocou o município em segundo lugar na região, atrás somente do município de Macatuba.
A informação é da assessoria de imprensa do município e foi comemorada pelo prefeito Marcos Vinício Bilancieri (sem partido), vice-prefeito Valdir de Souza Mello, o Di Picapau (PSDB) e Michelle Mandaliti Scarp, na época assessora pedagógica da Emef Prof.ª Salete Maróstica.
Em relação ao índice anterior, divulgado em 2015, o salto foi de 10 pontos. O município passou de 5,9 para a nota 6,9.
“O desempenho dos alunos no IDEB comprova a importância e eficácia dos investimentos realizados pela prefeitura, a seriedade e o comprometimento da equipe de gestores e docentes do Departamento de Educação, que vem garantindo, cada vez mais, a melhoria da qualidade de ensino”, opinou Andréa Herreira, atual diretora de Educação.
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Texto: Jornalista Wagner Carvalho