(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Prefeitura obtém licença de instalação para novo aterro

12 jul, 2019

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Área entre Bariri e Bocaina mede 4,8 hectares e foi adquirida judicialmente pelo município em dezembro de 2010 – Google Map

Alcir Zago

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concedeu à prefeitura de Bariri a licença de instalação para utilização do aterro sanitário situado na Vicinal Prefeito Alfredo Sormani Junior, entre Bariri e Bocaina.
A área está localizada na margem direita da estrada vicinal, mede 4,8 hectares e foi adquirida judicialmente pelo município em dezembro de 2010. De posse do terreno, o poder público municipal iniciou os procedimentos legais e ambientais para viabilizar a construção do aterro sanitário.
Um dos grandes obstáculos foi um parecer contrário ao projeto do 4º Comando Aéreo Regional, por causa da proximidade da área com o aeroporto municipal, o que impediu que outros procedimentos fossem adiantados. O problema com a Aeronáutica só foi superado em abril de 2014, quando foi retomado o andamento dos licenciamentos.
Os órgãos ambientais emitem três tipos de licenças para empreendimentos como os aterros. A primeira é a licença prévia, obtida pelo Executivo municipal em janeiro de 2017 para a nova gleba.
Trata-se da primeira etapa do licenciamento, em que o órgão licenciador avalia a localização e a concepção do empreendimento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos para as próximas fases. A licença prévia funciona como um alicerce para a edificação de todo o empreendimento.
A licença de instalação é concedida após o detalhamento do projeto inicial e quando forem definidas as medidas de proteção ambiental. Ela autoriza o início da construção do empreendimento e a instalação dos equipamentos. A execução do projeto deve ser feita conforme o modelo apresentado. Qualquer alteração na planta ou nos sistemas instalados deve ser formalmente enviada ao órgão licenciador para avaliação.
A última delas é a licença de operação, que autoriza o funcionamento do empreendimento. Deve ser requerida após a verificação da eficácia das medidas de controle ambiental estabelecidas nas condicionantes das licenças anteriores.

Sem recursos

O diretor municipal de Obras e Meio Ambiente, Márcio Nascimento, diz que a administração municipal deve contratar escritório especializado para atuar junto à Cetesb a fim de obter a licença de operação.
Segundo ele, a montagem de um aterro sanitário tem custo muito elevado. Há estimativa de R$ 1,5 milhão para o começo da operação.
Nascimento ressalta que, no momento, a prefeitura não dispõe de recursos financeiros para iniciar o funcionamento do novo aterro. A ideia é obter todo o licenciamento ambiental necessário e buscar recursos juntos aos governos estadual e federal. Em caso de liberação do dinheiro, a área estará pronta para a operação.
Para instalação do aterro, a prefeitura de Bariri deve, inicialmente, realizar serviço de terraplanagem no terreno, obras de infraestrutura, cercamento de divisas, placas de identificação do empreendimento e controle de entrada e saída.
Há ainda a previsão de abertura das células de aterramento com aplicação de manta geomembrana, captadores de controle de emissão de gases, sistema de captação de águas pluviais, lago de captação de chorume, além de outras melhorias previstas no projeto apreciado pela Cetesb.

Transbordo

Até o fim de 2009, Bariri enterrava seus resíduos domésticos em área situada na Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), entre Bariri e Itaju.
Com a interdição do lixão pela Cetesb, a prefeitura optou por mandar o lixo para aterro particular. Hoje esse terreno às margens da SP-304 funciona como estação de transbordo.
Assim, o lixo coletado nas casas de Bariri é levado ao local para que empresa contratada pela prefeitura dê o destino final aos resíduos. A CGR Guatapará – Centro de Gerenciamento de Resíduos, de Piratininga, é a responsável pelo serviço.
Em abril deste ano a administração municipal foi notificada pelo órgão ambiental por operar sem autorização estação de transbordo de resíduos domésticos.
Em reportagem publicada pelo Candeia em maio, o governo informou que recebeu notificação da Cetesb pelo fato de o licenciamento estar se findando. Havia necessidade de que fosse encaminhada nova documentação para licenciamento do local para os próximos anos.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...