Slider

Plantio de árvores frutíferas foi feito no sábado no Espaço Amigo 2, antigo Tiro de Guerra – Alcir Zago/Candeia

Um grupo de lobinhos do Grupo Escoteiro Bariry participou na tarde de sábado, dia 30 do plantio de 16 árvores frutíferas em área do Espaço Amigo 2, antigo Tiro de Guerra (TG) de Bariri.
A iniciativa irá contribuir com a formação de meliponário no local. Meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão (meliponíneos) de vários tipos. A criação de abelhas sem ferrão é chamada meliponicultura.
O trabalho foi desenvolvido numa parceria entre o voluntário Marcelo Manzutti, escoteiros e Diretoria Municipal de Ação Social. O local onde fica o Espaço Amigo 2 é de propriedade da prefeitura de Bariri.
Segundo Manzutti, boa parte dos alimentos consumidos pelas pessoas é proveniente da polinização feita pelas abelhas. O plantio das árvores servirá como alimentos para as abelhas no futuro.
O voluntário destaca que é preciso investir na criação racional das abelhas sem ferrão (ou abelhas nativas) porque traz benefícios econômicos e ambientais.
Essas espécies polinizam a flora nativa, as lavouras e os pomares, contribuindo para a produção de alimentos e para a manutenção da biodiversidade vegetal.